sexta-feira, 31 de julho de 2009

CONTINUANDO OS TREINOS: SÓ FALTAM 15 DIAS PARA A PRÓXIMA MARATONA

Após a Day Run Maratona de Brasília retomei os treinamentos aos poucos. Descansei a semana pós-Maratona, acho que está cansado e desmotivado por causa do problema do resultado oficial, mesmo eu sabendo o que fiz e que terminei bem e fiquei satisfeito, mas não sair o nome na listagem oficial é frustrante, engraçado que nas outras Maratonas nem tinha dado muita importância. No sábado, dia 18/07/2009 retomei com um longão que o pessoal comentou que era de 27 KM, mas no meu Garmin só marcou 22KM, não sei se não está marcando direito ou não fiz o percurso completo, pois só fui até a Ponte da Cerâmica. No Domingo, dia 19, fui para a Praia de Boa Viagem e tinha tudo para ser um treino excelente, mas foi frustante, pois cansei aos 9 KM. Então resolvi modificar a minha planilha e correr diariamente e marcar por tempo e não por distância. Me senti melhorando aos poucos e já com 10 dias já me sento diferente. Não consegui ainda introduzir os treinos para melhorar a velocidade. Não fiz longão no ultimo final de semana como de costume pois sai na sexta a noite e fiz uma farra. Estou planejando para amanhã fazer um longão na Praia de Boa Viagem, já que na Maratona k2 Bombinhas o percurso de Praia sera de 40% da Prova.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

CÉSAR CIELO CONQUISTA O OURO COM RECORDE MUNDIAL NOS 100M LIVRE

O nadador César Cielo fez história nesta quinta-feira. O brasileiro conquistou a medalha de ouro na prova dos 100m livre, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma. Numa disputa emocionante com o francês Alain Bernard, Cielo estabeleceu o recorde mundial da distância, com 46s91.
Bernard cravou 47s12 e ficou com a prata. O bronze foi para o também francês Frederick Bousquet, que fez o tempo de 47s25. O outro brasileiro da prova, Nicolas Santos terminou em oitavo, com 48s01.
Com o espetacular resultado, César Cielo pôs fim ao jejum de 27 anos sem medalhas de ouro para natação brasileira em mundiais. A última havia sido em 1982, em Guayaquil, no Equador, com Ricardo Prado, que venceu e bateu o recorde mundial dos 400m medley.
Campeão olímpico dos 50m livre nos Jogos de Pequim, Cielo agora é o mais rápido do mundo nos 100m. O brasileiro é o segundo nadador na história a fazer a distância em menos de 47 segundos. O primeiro foi justamente Bernard, que fez 46s94 na seletiva francesa, mas o resultado não foi homologado porque, na época, o maiô Arena X-Glide ainda não tinha sido aprovado pela Fina (Federação Internacional de Natação). O recorde oficial pertencia ao australiano Eamon Sullivan, com 47s05, que não foi ao mundial por questões físicas.
Nesta quarta-feira, Cielo acertou sua previsão sobre disputa acirrada com Bernard. Lado a lado na piscina, o francês chegou virar na frente, na primeira metade da prova, mas não resistiu à sensacional performance do brasileiro nos últimos 50 metros.
- São dois anos da minha carreira em que eu dei um salto para entrar na história. Os 100 metros livre é a prova mais tradicional da natação e trazer o ouro para o Brasil é muito bom, não tem sensação igual. É um sonho realizado, está difícil até de pensar - disse Cielo, exausto, após a conquista.

DESAFIO DOS 600K SERÁ EM OUTUBRO

Super corrida de rua entre São Paulo e Rio será realizada em Outubro. Prova terá percurso de 600k e duração de quatro dias.
Entre os dias 22 e 25 de Outubro será realizada a maior prova de revezamento das Américas: a Corrida SP - RJ, Desafio dos 600K. A larga será no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a chegada na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. As informações são do site Globoesporte.com.Os corredores serão submetidos a trechos de asfalto, terra, praia, subidas, descidas e mata fechada. A intenção é explorar as características de cada região por onde os atletas irão passar.A competição contará com 20 equipes mistas de 12 atletas (10 titulares e dois reservas). Apesar da prova ser destinada para competidores amadores, os grupos serão montados por assessorias esportivas pré-selecionadas.Ao todo, serão oito times de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro, um de Porto Alegre, um de Curitiba, um de Brasília, e um de Belo Horizonte. Três equipes serão convidadas e a patrocinadora do evento completará os participantes.Segundo a organização do evento, serão percorridos 590 km nos três primeiros dias de prova. No último dia, faltarão apenas 10 km. Cada atleta deve correr 20 km diários.

terça-feira, 28 de julho de 2009

MARATHON MANIACS ÉSIO CURSINO MM # 1635

Posted by Picasa

MAIS UM OBJETIVO PARA 2010: MARATONA DE REVEZAMENTO BERTIOGA MARESIAS


Maratona de Revezamento Bertioga Maresias, competição com 74,5 quilômetros de distância a serem percorridos por equipes de três, seis ou nove integrantes. Mais uma vez haverá a categoria solo, em que os atletas deverão percorrer sozinhos o trajeto.A primeira largada acontecerá às 7h15 para os corredores solo, já que às 8h sairão os competidores das demais categorias. Até o Posto de Troca cinco, os corredores encontrarão um percurso fácil, que mescla areia dura da praia, asfalto e pequenos trechos de água nos joelhos.Já o percurso seis é considerado difícil e mescla areia, terra e asfalto, enquanto o sete tem classificação muito difícil, já que a areia fofa encontrada pelos atletas é um fator de complicação. O pior trecho, porém, é o oitavo e último, que sai de Camburi e chega em Boiçucanga, pois é necessário encarar a temida serra de Maresias, com aclives e declives íngremes e muitas curvas.Ao final da prova, as equipes que completarem com até 5h30 receberão uma medalha de ouro, as que chegarem em até 7h a medalha de prata e as que completarem em até 8h30 ficarão com o bronze. Pretendo participar em 2010 na categoria solo.

MUNDIAL DE ATLETISMO: BRASIL COM 45 ATLETAS



Delegação conta com 24 mulheres e 21 homens; Maurren Maggi é a principal esperança de medalha
Maurren Maggi é a principal estrela da delegaçãoSÃO PAULO - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou nesta segunda-feira a inscrição de 45 atletas para o Campeonato Mundial, que será disputado de 15 a 23 de agosto, em Berlim, no mesmo Estádio Olímpico que recebeu a final da Copa do Mundo de 2006.A delegação tem predominância feminina: são 24 mulheres e 21 homens. É uma mulher, também, a principal esperança de conquistar a primeira medalha de ouro para o País num Mundial: Maurren Maggi, a campeã olímpica do salto em distância.Ela não faz uma grande temporada, tanto que tem apenas a nona melhor marca do ano, com 6,90 metros, mas promete se superar em Berlim. Até agora, apenas a americana Britney Reese conseguiu, em 2009, um salto melhor do que os 7,04 metros que deram o ouro a Maurren em Pequim, no ano passado: ela saltou 7,06 metros em Belém, em maio.Maurren já está na Europa para a fase final de treinos, assim como outros dois brasileiros com boas chances de medalha: Jadel Gregório, no salto triplo, e Fabiana Murer, no salto com vara. Jadel, que foi vice-campeão mundial em 2007, em Osaka, é o único atleta brasileiro em atividade que já conseguiu uma medalha em Mundiais em pista aberta.Na maratona está outra esperança para o Brasil, com Marilson Gomes dos Santos, que chega com dois títulos da Maratona de Nova York no currículo e está esperançoso, mesmo sem ter corrido maratonas neste ano: por causa de uma lesão, abriu mão de competir em Londres e disputou apenas provas de pista e uma corrida de rua em Santos, de 10 quilômetros."A maratona vem evoluindo muito, mas tenho me sentido bem nesse tipo de prova e acho que tenho de sonhar com o ouro", observou o fundista, que está treinando na cidade suíça de Saint Moritz, a 1.856 metros de altitude. "O tempo mundial da maratona está caindo muito. Vai ser impossível fazer uma maratona fraca em Berlim." Sua melhor marca, conseguida em Londres, em 2007, é de 2h08min37s, cerca de quatro minutos acima do melhor tempo deste ano, obtido por Duncan Kibet Kirong e James Kipsang Kwambai na maratona de Roterdã, em abril - os dois quenianos marcaram o mesmo tempo, e Kirong ficou com a vitória no photochart.

VEJA OS 45 ATLETAS BRASILEIROS NO MUNDIAL DE BERLIM:
MASCULINO:José Carlos Moreira - 100 metros rasos, revezamento 4x100 metrosVicente Lenilson - 100 metros rasos, revezamento 4x100 metrosBasílio de Moraes - 100 metros rasos, revezamento 4x100 metrosBruno Lins - 200 metros rasos, revezamento 4x100 metrosSandro Viana - 200 metros rasosJorge Célio Sena - 200 metros rasos, revezamento 4x100 metrosFabiano Peçanha - 800 metrosKleberson Davide - 800 metrosMahau Suguimati - 400 metros com barreirasJessé Farias - salto em alturaJadel Gregório - salto triploJefferson Sabino - salto triploLeonardo Elisiário - salto triploFábio Gomes da Silva - salto com varaJúlio César de Oliveira - lançamento do dardoMário José Santos Jr. - marcha 50 quilômetrosJosé Alessandro Bagio - marcha 20 quilômetrosMoacir Zimmermann - marcha 20 quilômetrosMarilson Gomes dos Santos - maratonaJosé Telles de Souza - maratonaAdriano Bastos - maratonaFEMININOLucimar Moura - 100 metros, revezamento 4x100 metrosLuciana França - 400 metros com barreirasLucimar Teodoro - 400 metros com barreirasSabine Heitling - 3 mil metros com obstáculosEvelyn Santos - revezamento 4x100 metrosThaissa Presti - revezamento 4x100 metrosFranciela Krasucki - revezamento 4x100 metrosRosemar Coelho Neto - revezamento 4x100 metrosVanda Gomes - revezamento 4x100 metrosEmmily Pinheiro - revezamento 4x400 metrosJailma Sales de Lima - revezamento 4x400 metrosGeisa Coutinho - revezamento 4x400 metrosJosiane Tito - revezamento 4x400 metrosSheila Ferreira - revezamento 4x400 metrosMaurren Maggi - salto em distânciaKeila Costa - salto em distânciaGisele de Oliveira - salto triploFabiana Murer - salto com varaElisângela Adriano - lançamento do discoLucimara Silvestre - heptatloTânia Spindler - marcha 20 quilômetrosAlessandra Picagevicz - marcha 20 quilômetrosMaria Zeferina Baldaia - maratonaAdriana Aparecida da Silva - maratona

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CAMRADES 2010: PRINCIPAL OBJETIVO

A Comrades era uma prova considerada de extrema dificuldade, mas atualmente esta cada dia mais comum. Este ano tinham 48 Brasileiros inscritos na Comrades, dois desistiram antes de começar e dois abandonaram antes de terminar, então finalizaram 44, indice mais alto do que todas as quatro maratonas que já participei.
A Comrades tem em media 89 KM de subidas e descidas muito íngremes. Já estou de olho no dia da inscrição da Comrades/2010 que será um ano especial, com medalha comemorativa de 85ª aniversário. A organização está abrindo 20 mil inscrições ( normalmente são 12 mil ) para a Comrades/2010 compreendendo duas fases: Fase 1: de 01/09/2009 a 31/10/2009 para os atletas que já participaram da prova, limitados a 12.000 vagas; Fase 2: de 01/11/2009 a 30/11/2009 para todos os estreantes, limitadas a 8.000 vagas, totalizando 20.000 vagas. A meta da organização da prova é contar com mais de 1.000 atletas estrangeiros em 2010, sendo pelo menos 100 brasileiros, 100 americanos e 100 australianos, três das nações mais bem representadas nos últimos, fora os britânicos, sempre em grande numero. O tempo limite da prova são de 12 horas.

APÓS CORRIDA, SARKOZY VAI PARAR NO HOSPITAL



O presidente da França, Nicolas Sarkozy, é um entusiasmado praticante de atividades físicas. Em Paris ou no Exterior, ele não abre mão de suas corridas. Sua hiperatividade até lhe rendeu o apelido de “super-Sarko’’ na imprensa francesa. Ontem, porém, a imagem saudável que Sarkozy tenta manter e apresentar ao público sofreu um revés. O presidente sentiu-se mal enquanto corria nos jardins do Palácio de Versalhes e precisou ser hospitalizado.Sarkozy, 54 anos, foi levado de helicóptero ao Hospital Militar Val-de-Grace, na capital francesa, onde os médicos fizeram com que passasse por uma bateria de exames, cujos resultados foram normais. Ainda assim, segundo o Palácio do Eliseu, os médicos preferiram mantê-lo internado e em observação até hoje.A ministra francesa da Saúde, Roselyne Bachelot, disse que o presidente sofreu um “pequeno” episódio de síncope vasovagal, que pode ser causado pela prática excessiva de exercícios quando a temperatura está muito elevada (fazia 28ºC no momento do incidente). A síncope pode levar à perda temporária da consciência, mas normalmente não significa um problema sério. Ela ocorre por influência do nervo vago, com redução da frequência cardíaca, dilatação dos vasos e queda de pressão arterial. Segundo o comunicado oficial, o “episódio, ocorrido depois de 45 minutos de prática de atividade física intensa, não foi acompanhado de perda da consciência”. Sarkozy foi forçado a interromper sua corrida e “deitar-se no chão com a ajuda de um assistente”, continuou a nota. Mais cedo, fontes tinham afirmado que o presidente francês havia desmaiado.O médico pessoal do presidente, que sempre o acompanha, deu o alerta e iniciou os primeiros socorros. Só depois ele foi ao hospital. A primeira-dama, Carla Bruni, estava a seu lado.No dia 3 de Julho, Sarkozy passou por exames médicos de rotina, cujos resultados foram normais. O primeiro boletim médico do francês, divulgado após assumir a presidência, qualificou sua saúde como “boa” e compatível com as funções presidenciais. Mas uma hospitalização em 2007, por causa de um problema na garganta, foi revelada somente três meses depois.

sábado, 25 de julho de 2009

SEMANA DE TREINO DIFERENTE

Domingo treinei na Praia de Boa Viagem e durante a semana treinei no Parque da Jaqueira. Semana sem longão e treinos uniformes. Os treinos foram livres, com tempo de 90' quando fazia de 10a 15 KM. Na próxima semana vou fazer uma experiência e dividir os treinos em dois tempos: um no inicio da manha e outro no final da tarde. Também continuo com dificuldade quanto a velocidade que não consigo melhorar. Tenho pensado na musculação, resisto muito mas vejo os resultados nos colegas.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

SUPER MARATONA DE NOVA FRIBURGO

Na propaganda da prova têm a seguinte frase: "Se escolher os 50 KM, prepare-se ! Completar será um grande desafio. Prova para corredores de verdade ! " Acho que cada dia que se passa é mais comum provas de longa distância, e nos mostra que depende de treinamento especifico para a prova que você decidiu correr. É mais um desafio que vou participar e para completar será uma semana após a K2 Bombinhas. Acho que procurei e achei um desafio que me deixou inseguro, mais a K2 Bombinhas do que a Super maratona de Nova Friburgo. Mas estou calmo, vou treinar e tentar fazer o melhor, se conseguir terminar será ótimo, se não conseguir tentarei no próximo ano, neste item tenho experiência, o da persistência para alcançar os objectivos a que me proponho, e o principal do próximo ano será a COMRADES/2010.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

RESULTADO DA MARATONA DE BRASILIA

http://www.corredorderua.com.br/resultados/2009/maratona_brasilia/lista.asp?Atleta=&Sexo=42M&FaixaEtaria=%25&Numero=38&ok=Listar


SAIU PELA METADE, EMBORA VALIDO. A LISTAGEM DA MKS ESPORTES NÃO FOI MODIFICADA. O RESULTADO ESTA NO SITE DO CORREDOR DE RUA.

ÉSIO PADILHA CURSINO Nº 38 FAIXA 0099 GERAL 126 FAIXA 1
TEMPO: 06:01:05 LIQUIDO: 06:00:33

PRIMEIRA MARATONA TRAIL RUN DO BRASIL

VILA DO FAROL K 42 BOMBINHAS ADVE NTURE MARATHON


Pelo conceito dos criadores da K42, somente 15% do percurso pode passar por trechos de asfalto. 40% da prova será na praia, 30% em trilhas e 15% em estradas de terra. Bombinhas é uma cidade fantástica e com certeza a corrida será um belo desafio para os atletas”, afirmou César Roces, diretor técnico da disputa.“Escolhemos Bombinhas pelas possibilidades naturais que o local tem. Será uma corrida difícil, como deve ser a K42. Ela é uma prova para atletas valentes, ou para doidos, como disse um treinador que fez o reconhecimento do percurso”, falou Juan Carlos Asef, organizador da prova.Inédito no Brasil, o Circuito K42 de maratonas de aventura já faz sucesso em algumas partes do mundo. Ele possui provas nas Ilhas Canárias (Espanha), no deserto do Saara (Egito) e na Patagônia (Argentina), local onde é disputada a etapa final da competição.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ABEDE BIKILA: LENDA DA CORRIDA

O ex-pastor de ovelhas foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Além disso, era conhecido por correr descalço
O etíope Abebe Bikila ficou conhecido por correr descalço e por vencer duas maratonas olímpicas. A primeira delas foi a de Roma, em 1960, quando bateu o recorde mundial da época , baixando em quase oito minutos. O segundo ouro olímpico foi quatro mais tarde, em Tóquio, mas desta vez correu com um bom ténis.

DUELO HISTÓRICO NA MARATONA DE BERLIM

Competição realizada na capital da Alemanha vai contar com a presença dos dois atletas mais rápidos de todos os tempos nos 42 km
A edição deste ano da Maratona de Berlim, que será realizada no próximo dia 20 de setembro, deve presenciar uma disputa emocionante. Isto porque, os dois atletas mais rápidos da história nos 42 km estarão frente a frente para tentar quebrar o recorde mundial.Dono da melhor marca de todos os tempos na distância, o etíope Haile Gebrselassie lutará mais uma vez para baixar o tempo de 2h03min59s, estabelecido na competição alemã, em 2008.Mas, este ano, o duelo de Geb não será apenas contra o relógio, já que o queniano Duncan Kibet, que em 2009 se tornou o segundo homem mais rápido da história ao cravar 2h04min27s na Maratona de Roterdã (Holanda), também estará na Alemanha. Em 34 anos de existência, seis recordes mundiais já foram quebrados na Maratona de Berlim, e os dois atletas afirmaram que, se as condições climáticas e os coelhos ajudarem, eles têm tudo para correr abaixo de 2h03min59s e repetir o feito pela sétima vez.
E para quem não está lembrado eu também estarei lá.

MARILSON QUER RECORDE PESSOAL NA MARATONA

Duas vezes campeão da Maratona de Nova York e três da São Silvestre, Marilson Gomes dos Santos já definiu sua meta para a disputa da maratona no Mundial de Berlim, programada para o dia 22 de agosto: melhorar sua marca pessoal na prova.
Até hoje, o melhor que Marilson já conseguiu na distância de 42,195 km é 2h08min37, tempo com o qual completou a Maratona de Londres, em 2007. Sobre resultados, porém, o brasileiro prefere não se comprometer.
"Eu quero chegar em uma boa colocação, mas é complicado falar em tempo porque isto vai depender de como a prova será disputada. Será uma prova rápida ou tática?", comentou o atleta.
A maratona alemã é famosa por ser a prova na qual vários recordes mundiais da distância foram batidos, inclusive a marca atual (2h03min09), pertencente ao etíope Haile Gebrselassie desde o ano passado.
"Berlim é uma prova propícia para obter marcas e vou correr pela minha", ressaltou o brasileiro, que nunca disputou a maratona alemã antes. "A gente espera que seja uma prova rápida, mas as maratonas têm dado resultados inesperados hoje em dia", lembrou.
Berlim será o segundo Mundial da carreira de Marilson. Em Helsinque-2005, o fundista terminou na décima colocação, com o tempo de 2h13min40. Para conquistar um melhor resultado desta vez, ele fará a fase final de seu treinamento na cidade suíça de Saint Moritz, localizada a 1856 m acima do nível do mar.
"Fizemos uma boa preparação até aqui, fazendo rodagens altas nos últimos dias", explicou o competidor, que ficou duas semanas treinando em Brasília. "Estava muito frio em São Paulo e resolvemos treinar em um lugar mais quente. Não ia para Brasília há muito tempo e sabia que não poderia voltar tão cedo. Aproveitei para treinar e visitar meus pais", comentou.
Este ano, Marilson disputou três provas de fundo em pista e uma de rua como parte de sua preparação: em maio, ele venceu os 5000 m no Torneio da Federação Paulista de Atletismo, no Ibirapuera, com o tempo de 14min07s16. Depois, foi campeão dos 10 Km Tribuna com 28min16 de tempo e em junho obteve a quarta colocação nos 10000 m no GP de Belém (28min41s33), além do título do Troféu Brasil, na mesma distância, com a marca de 27min58s83, recorde do torneio.

terça-feira, 21 de julho de 2009

PARQUE DA JAQUEIRA - RECIFE - PE

Posted by Picasa

PARQUE DA JAQUEIRA - RECIFE - PE

Posted by Picasa

PARQUE DA JAQUEIRA - RECIFE - PE

Posted by Picasa

TREINAMENTO PARA MARATONA CROSS-COUNTRY

Hoje comecei de fato meu treinamento para a Maratona K2 BOMBINHAS. Fui para o Parque da Jaqueira e comecei a correr na pista, pensando em fazer entre 10 e 15 KM. De repente saio da pista e começo a correr na grama, nas trilhas, em alguns lugares que chega a ter lama, fico correndo em zing-zag para aumentar as distâncias, começa a ficar interessante. Já olhei para a pista de bicicross, mas não sei se é permitido correr lá, mas têm uma rampinha interesante. Também é gostoso porque fica com a pista livre, só depende a minha criatividade. Estou mais tranquilo, quando não puder ir para as trilhas, ladeiras, fico no Parque e simulo as situações, sendo olhado pelas pessoas com ar de interrogação. Já existem alguns frequentadores do Parque que tem suas performances bem caracteristicas, então serei mais um, e não será surpresa se me olharem como louco, porque os próprios colegas já dizem sem conhecimento de causa.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PARQUE DA JAQUEIRA - VOLTA AOS TREINOS

No sabado, dia 18/07/2009 reiniciei os treinos apos a pausa para descanço da Maratona de Brasilia, da qual fiquei muito cançado e desanimado, pois considero que foi a mais dificil das quatro que já participei, mas foi a que estava melhor preparado, corri todo o tempo, como se diz na giria, dentro do regulamento, que era de 7 horas, mas no emu intimo era de 6 horas e foi neste tempo que terminei. No sabado retomei logo com um longão, que no meu Garmin marcou 22,5 KM. No domingo pela manhã fui para a Praia de Boa Viagem, a maré estava seca, a praia deserta e o tempo nublado e abafado, mas perfeito para o treino. Comecei saindo da Rua Padre Carapuceiro em direção a Praia de Piedade, estava tão tranquilo, com pouquissimos banhistas que cheguei a pensar em fazer outro longão, e penso logo em 32 KM, mas quando chego no final da Praia de Piedade que é possivel passar porque o restante esta com pedras para tentar barrar o avanço do mar, faço a besteira de parar alguns minutos para tomar agua e quando recomeço a correr estou totalmente sem força, o Garmin marcava 9 KM, então volto correndo e caminhando e passo a caminhar 90 % do restante. Completo os 15 KM mas muito cansado. Hoje pela manhã vou para o Parque da Jaqueira, já começo devagar, trotando e faço 10 KM só no trote lento, cansado e fico só pensando como fazer para estar bem preparado nos proximos desafios que serão no dia 15/08/2009 K2 Bombinhas e 23/08/2009 a Ultramaratona de Nova Friburgo, não fico tão tenso porque na semana anterior a de Brasilia tambem estava muito cansado e consegui terminar bem, consciente, embora com cãinbras ameaçando a todo momento. Hoje estou pensando em comprar um tênis especifico para corridas cross-country para já começar a treinar com ele em terrenos compativeis com os da prova.

Posted by Picasa

domingo, 19 de julho de 2009

VILA DO FAROL K 42 BOMBINHAS ADVENTURE MARATHON

Este é meu próximo desafio, faltam 27 dias. Não tinha noção do grau de dificuldade desta prova quando me escrevi. E na semana seguinte estarei enfrentando a minha primeira Ultramaratona.

A primeira Maratona Trail do Brasil, ela faz parte de uma Série Internacioanl de 42 KM Cross-Country.

A estreia da etapa Brasileira em Bombinhas - SC, no dia 15 de Agosto de 2009.

Surgido originalmente há sete anos na Patagónia Argentina como uma corrida de Montanha, o K 42 se tornou um Circuito Internacional de Maratonas Cross-Country com etapas independentes na Espanha e no Sahara. Este ano será realizado também em Bombinhas, SC-BR, como a primeira Maratona Trail do Brasil.

Os 42 KM poderão ser disputados individualmente ou no revezamento em dupla. Com largada na Praia de Bombinhas, a prova segue em direção ao Morro da Antena, de onde se avista Porto Belo. De lá, segue para diversas Praias do litoral catarinense. Serão mais de 8 KM de subidas e terrenos irregulares, ruas de terra, morros, praias, fazendas, trilhas na mata, rios e pontes.

K 42 ILHA GRAN CANÁRIA

K 42 DESERTO DO SAHARA

K 42 PATAGÓNIA ARGENTINA

K 42 BOMBINHAS - SANTA CATARINA - BRASIL

sábado, 18 de julho de 2009

MARATONA DE BRASILIA - RUN DAY E TREINO PÓS MARATONA

Continuo a espera da correção da listagem dos resultados. A MKS Esportes já reconheceu o erro e até agora não corrigiu a listagem. Esta sendo difícil voltar aos treinos, na 3ª Feira caminhei 7 km, na 5ª Feira corri 7 km e caminhei 3 km, ainda com dores na musculatura da coxa esquerda.
Hoje fiz o longão com 22 km em 150', estou melhorando, lentamente mas melhorando, conversando com alguns colegas aconselham fazer musculação mas ainda resisto, continuo pensando em melhorar o tempo só com treino de corrida mesmo já percebendo que os colegas que fazem musculação apresentam otimos tempos e é o que vou terminar fazendo, talvez após a ultima maratona deste ano comece. Estava meio desanimado, sem vontade de correr, ficava pensando se era por causa do problema da Maratona de Brasília ou se era cansaço mesmo de tantas Maratonas em pouco tempo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

E ATÉ AGORA NÃO FOI CORRIGIDO O ERRO

MKS Eventos para mim mostrar detalhes 16 jul (1 dia atrás) Responder


Thu, 16 Jul 2009 06:02:03 -0300, "ÉSIO PADILHA CURSINO" <esiocursino@gmail.com> escreveu:
> Mensagem enviada pelo formulário Fale Conosco do site.>> Nome: ÉSIO PADILHA CURSINO> E-mail: esiocursino@gmail.com> Telefone: 81-88229183>> Mensagem: E vocês não vão corrigir o erra de vocês ?>>>>>> Bom dia Ésio, A sua situação já foi passada para a empresa contratada de cronometragem e já está sendo arrumada. Gostaria de pedir desculpas pelo fato ocorrido, mas já providenciamos a correção. Muito obrigado pela compreensão e pela sua participação na prova. Estamos á disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
MKS EVENTOS

quarta-feira, 15 de julho de 2009

RESULTADO DA RUN DAY - MARATONA DE BRASILIA

Estou muito chateado, já mandei mais de 10 e-mails, para MKS Exportes, para a Policia Rodoviária Federal e para o contacto da Maratona de Brasília e não recebo nenhuma resposta. Uso de todos os argumentos, digo que a segunda parte corri toda a parte solitário sendo monitorado até os últimos metros pelos motoqueiros, e nos últimos kilometros pelos caminhões recolhendo os cones e a ambulância indo para perto do final. Digo que fui acompanhado pelos familiares dos dois últimos colocados pelos últimos 10 km até a chegada e terminei recebendo apoio deles também e que fui fotografado na chegada e que a moça que me entregou a medalha foi a que tirou o chip do meu ténis. Logo que cheguei sai andando rápido para o Hotel pois o tempo limite para entregar o quarto era as 14 hs e só consegui chegar as 14:10hs porque não consegui pegar táxi, ónibus, correr. Vou esperar uma semana, depois vou consultar meu advogado para entrarmos com uma ação de perdas e danos. Fiquei com muitas dores nas pernas, na última 3ª feira só consegui caminhar por 7 km e hoje corri 7 km e caminhei 3 km, desanimado.
Tenho 30 dias para me preparar para a próxima Maratona, provavelmente será a mais difícil porque é uma Maratona que faz parte do Circuito Internacional de 42 km cross-country que será a estreia da etapa brasileira em Bombinhas (SC).
Assim que acabei de postar recebo um e-mail da MKS Esportes dizendo que estavam corrigindo o erro. Vou esperar e depois conferir a listagem.
(Escrito uma parte no dia 15/07/2009 e outra no dia 16/07/2009 as 11:30hs quando postei).

ULTRAMARATONA BADWATER

Brasileiro vence a Badwater
Marcos Farinazzo é o segundo homem a completar a ultramaratona mais difícil do mundo em menos de 24 horas
O carioca Marcos Farinazzo entrou para história das competições de longa distância ao vencer, nesta terça-feira (14), a ultramaratona Badwater, realizada nos Estados Unidos. Ele completou o percurso de 217 km em 23h39min18s, e se tornou o segundo homem a terminar a prova em menos de 24h. Seu tempo é inferior apenas ao do também brasileiro Valmir Nunes, atual recordista da competição, com 22h51min29s.A Badwater é considerada por muitos a ultramaratona mais dura do mundo. Com largada no Vale da Morte, na Califórnia, os corredores enfrentam temperaturas de até 55°C no deserto de Mojave, e chegam a subir mais de 3.900 metros.(o2porminuto)

terça-feira, 14 de julho de 2009

MEU NOME NÃO CONSTA NO RESULTADO DA MARATONA DE BRASILIA

Hoje pela manhã vejo a listagem com os resultados da Run Day - Maratona de Brasília e meu nome não se encontra nas listagens. Já passei vários e-mails, ja tentei ligar mais o telefone que informam para contato não atende, não respondem aos e-mails. Pelo resultado cheguei com 6:00hs na frente dos dois últimos, que falo no relato da Maratona que pareciam pai e filho, que receberam apoio da família por toda a segunda volta. Ontem recebi um e-mail de Robson Nascimento em nome da PRF - Brasília me parabenizando por ter completado a prova e era de atletas como eu que eles precisavam e que estavam atravessando por período de dificuldade. Uma prova com 180 inscritos e que terminam com 127 e ainda erram, está complicado. Precisam vir fazer um estagio com o pessoal do CORRE para aprenderem como marcar o tempo certo e divulgar a listagem correta.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

RELATO DA RUN DAY - MARATONA DE BRASILIA

Na noite anterior procuramos o local que seria a base da Maratona mas só visualizamos uma barraca. No dia seguinte a estrutura estava toda montada mas faltava os banheiros. Então partimos para procurar lugares no térreo do Ministério da Justiça para podermos fazer nossas necessidades fisiológicas. Quando fomos convidados para a largada fui logo ficar um pouco atrás dos colegas que eu sabia que eram mais rápidos, mas como a largada era com todos juntos, tanto a Maratona, como a Meia e 8,6 km, ficava um pouco difícil então resolvi ficar no meio, visualizando ao longe os companheiros. Passou das 7:30hs e nada, contagem regressiva, nada, quando de repente um tiro de canhão bem perto e começamos a nos movimentar e afunilar para passar pelo túnel de largada/chegada. Antes do km3 já estava com poucos corredores fazendo companhia, quando chegamos no primeiro posto de apoio e escuto de um cara, dos mais velhos: olha ai o que nós espera, marcha olímpica , estamos é lascados. Contínuo a corrida sem sentir a famosa dor na perna esquerda, mas no km5 ela avisa, sinto o pé como se estivesse edemaciado, e diminuo o ritmo para não provocar e consigo chegar aos 10km sem precisar parar. Neste momento a corrida já é solitária mas ainda visualizamos corredores atrás e na frente, quando de repente vejo muitos corredores e vejo que tenho que entrar numa super-quadra por um lado da rua e voltar pelo outro, com canteiros ao meio. Logo que entro vejo que é uma longa súbita, e vejo o lado oposto uma longa descida, logo visualizo Miguel(não tenho certeza), depois Hideaki e depois Sabine que já avisa que vai parar quando terminar a primeira parte, e tento apressar o passo para alcança-la antes dos 21km, o que consigo no final da descida desta quadra, que só tinha embaixadas. Vou conversando com ela, estimulando tentando marcar o tempo, caminhando um pouco e tentando correr um pouco, mas percebo que ela estava decidida a parar, e eu também já estava muito cansado mas continuaria, e me despeço dela e vou embora. Visualizo um corredor franzino e pequeno se aproximando e sendo filmado por um motoqueiro e o garupa durante todo o tempo e não me ligo que já é o cara que vai em primeiro lugar, penso que é um corredor que fazia um filme para divulgação e nem da Maratona fazia parte, algum tempo depois vejo se aproximar outro corredor, este só com um policial numa moto que o acompanha. Quando me aproximo da chegada da meia, corre um cinegrafista em minha direcção e vai começar a filmar quando aviso que ainda estou terminando a primeira parte, quando ele pergunta então o terceiro lugar é este outro e confirmo, pois o cara se aproxima com velocidade, embora mostre-se muito cansado. Quando vou passando no túnel me perguntam se sou Maratona ou Meia, e quando digo que era Maratona me mandam passar no tapete ao lodo do túnel de chegada, e já escuto o corredor que foi 3º lugar dando entrevista, era um corredor de Brasília, considerado o ídolo deles. Quando passei da meia um motociclista se aproxima e me pergunta se sou Maratona, e só podia ser porque já tinha passado da meia, pergunto a ele se uma corredora loura vinha bem e ele diz que ela tinha avisado que iria parar na Meia. Pergunto também quantos corredores vinham atrás de mim e ele responde que tinha três. Percebo que diminuíram os postos de abastecimento e começo a pegar dois copos de cada vez, quando chego no km 10 tinha um posto e um dos mais velhos pergunta se não era melhor ter feito a meia e digo que não e que estava dentro da minha previsão, que meu ritmo era aquele e que com certeza terminaria entre 5:45 e 6:15hs. Mas fico pensando que os caras não se dão conta se não fosse agente eles estariam desempregados, acho que são desempregados e vivem de bicos. Entre o km 10 e o 14 começo a perceber uma moça dentro de um carro estacionado num dos estacionamentos da estrada, mas do lado que corremos, e fico pensando se ela tinha alguém da família que vinha atrás, ou era uma repórter fazendo alguma matéria. Quando vou chegando no no km 15 começa a aumentar o número de pessoas que estava com ela, e também de carros e pergunto se é algum parente e confirmam que são dois, acho que era pai e filho e pergunto se era a primeira Maratona e dizem que não, que já correram varias. Mas desde o km 10 que tento visualizar os que vinham atrás mas não vejo ninguém, no meio da subida das embaixadas caminho muito quando olho para trás e vejo uma mulher se aproximando, vinha com uma camel-back. Volto a trota a espera de ser ultrapassado e depois de alguns minutos olho para trás e ela estava quase no mesmo lugar de antes, chego no final da ladeira e estavam oferecendo isotónico e para e tomo dois copos e saio com um copo d'agua e começo a ver os corredores que vem atrás, não são dois, nem três, mas quatro. O pai e filho são os dois últimos, o filho sendo seguido pela ambulância, motos e caminhão recolhendo os cones que separam a pista. Na metade da descida vejo o pai e filho correndo juntos se aproximando muito e os outros ficaram no posto de abastecimento. Então volto a correr, penso que correndo iria esfriar um pouco o animo deles, mas ainda estou bem, só cansado e com pouca energia, os pés e pernas já muito dolorido e pensava que com o passar do tempo cada Maratona se tornaria mais fácil e que não era verdade porque estava correndo a Maratona mais difícil das quatro. Continuo encontrando os familiares dos dois corredores que passaram a marcar meu tempo sem perceberem e eu também. Quando eu passava por eles não avistava ninguém atrás de mim, mas após 1 a 2 km os reencontrava outra vez e começo a aceitar biscoitos e isótonico. Quando passo do km40 começo a sentir ameaça de cãibras por todo o corpo, é um beliscão na parte posterior da coxa, outro na panturrilha, outro no tórax posterior, outro no músculo intercostal e diminuo o ritmo para não deixar a cãibra se instalar pois fico sem saber como seria, se pararia e se aumentaria a frequência e consigo chegar sem cãibras com 6:00 cravados. Durante todo o tempo recebi muito apoio dos motoqueiros, alguns pareciam entender o que estávamos enfrentando, dizendo que todos os postos estavam funcionando. Um me informou que a ambulância estava próxima e respondi que estava bem, dentro do meu ritmo e que com certeza não precisaria da ambulância. Nos últimos 5 km passei a ser incomodado pelos caminhões recolhendo alguns cones e uma das vezes não dei passagem, porque teria que subir a calçada e os mandei ultrapassar pela segunda faixa, depois veio o caminhão da Policia Rodoviária Federal recolhendo os cones maiores então subi a calçada e ironicamente os mandei ultrapassar e depois veio a ambulância que parou logo em seguida e gritei para o médico no próximo ano correr. Quando terminei, recebi a medalha e nada para me alimentar, só um copo com agua e nenhuma foto. Fiquei chateado porque queria ter ficado para me confraternizar com a família e os dois corredores que vinham atrás de mim mais tinha que ir embora entregar o quarto no hotel, pois o tempo que eles ofereceram foi até as 14hs e com certeza iria me atrasar pois não consegui táxi e caminhei 3km o mais rápido que pude e mesmo assim cheguei as 14:15hs, mas ainda tomei um banho rápido e fechei a conta. Chamei um táxi e fui directo para o aeroporto para ficar o máximo do tempo sentado, mas no primeiro momento não senti muito, hoje estou com mais dificuldade de caminhar. Terminei optimista, pois terei a K2 Bombinhas pela frente, que é muito difícil porque além de ser de 42km, também tem vários obstáculos.

PRONTO PARA A MARATONA DE B RASILIA

Posted by Picasa

BRASILIA: VISTA DA TORRE DE TELEVISÃO OLHANDO PARA OS MINISTÉRIOS

Posted by Picasa

BRASILIA


FOTOS NO ALMOÇO APÓS PEGAR O KIT EM BRASÍLIA
Posted by Picasa

RUN DAY - MARATONA DE BRASÍLIA - ANTES DA PROVA

Fiquei da 4ª Feira até o dia da Maratona sem treinar, caminhei muito, no sábado então não parei. Viajo para Brasília no sábado pela manhã junto com Júlio Cordeiro. Chegamos, fomos para o hotel e já nos esperava Miguel e Wu (Baleias) e Hideaki (Maraturista) para irmos pegar o Kit e encontrar o restante do grupo. Chegando lá no Conjunto Nacional, onde pegariamos o Kit, encontramos Nilson e vários corredores de Uberlândia, Alberto (Campinas) e depois chega Gabbardo e Sabine(Porto Alegre). Almoçamos e tiramos muitas fotos. Depois saímos, Júlio foi fazer compras pois sua mala foi extraviada e não tinha previsão. Eu, Miguel e seus filhos, Wu, e Hideake fomos prucurar um mercado para comprarmos agua, frutas, suplementos, etc. Eu tenho a tendência de caminhar pouco e logo que posso vou para o quarto descansar, mas a turma é inquieta e não para e os acompanho. Vamos até a torre de televisão para tirarmos fotos, a feira de artesanato já tinha acabado depois voltamos para o hotel e encontramos o restante do grupo e fomos ao Shopping próximo comprar agua. Voltamos e fomos até o Pier 21, que é um tipo de Praça da Alimentação para o jantar. Voltamos para o hotel e fomos dormir. Acordamos cedo para os preparativos e as 5:30hs descemos para o café da manhã que foi o melhor que já tomei nestas 4 Maratonas. No café da manhã tenho que tomar café com leite e se não tomar fica incompleto. Saímos mais cedo pois teríamos que pegar o chip antes da prova e foi nova sessão de fotos, brincadeiras e procura de lugares discretos para urinarmos porque os banheiros ainda não tinham chegado. Voltei para a fila do chip pois a minha idade estava com a data do dia da prova, o que aconteceu com vários outros corredores. O clima estava bom, não estava preocupado com o clima seco ou que o sol poderia está forte porque sempre meu tempo é perto das 6hs. Estava preocupado com a água, se estaria gelada e se estava bem distribuída durante o percurso, porque se tivesse agua com regularidade eu iria me adaptando, pois como corro devagar vou me adaptando aos poucos. Somos chamados para o inicio da Maratona.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

FADIGA MUSCULAR ? FALTA DE PREPARO ?

No inicio da Maratona do Rio, senti uma dor na perna esquerda, com a sensação de que o tênis estava muito apertado e parava para afrouxar o cadarço, por seis vezes nos seis primeiros kilometros. Aos poucos começou a melhorar e retomei lentamente o ritmo e fui ultrapassando varios corredores pois neste momento estava em ultimo. Até o Kilometro 25 consegui avançar ultrapassando muitos, a partir dai fiquei mais lento e passei a fazer companhia há mais ou menos vinte corredores, revezando, se aproximando, alguns abandonando, uns estimulando os outros, e desta maneira terminei a Maratona. A próxima corrida que voltei a sentir a mesma dor e no mesmo lugar foi no longão no último sábado, de novo saio bem, veloz e no km 2 volto a sentir a dor e caminho e troto ate o km 7, mais uma vez afrouxo o cadarço mas não resolve. Só quando vai esquentando a musculatura é que vai melhorando. O próximo foi na última 3ª feira quando fui treinar no Parque da Jaqueira, mais uma vez começo forte, talvez o meu recorde em velocidade quando volto a sentir a mesma dor. Não sei se é fadiga muscular das Maratonas em poucos dias ou se é que estou tentando aumentar a velocidade, mas ainda sem preparo físico, é como se tivesse pulmão sobrando e faltasse perna. Então resolvi ficar de molho até domingo quando vou para a Maratona de Brasília. Depois que voltar vou resolver estas questões, porque tenho que continuar os treinamentos para participar da minha primeira Ultramaratona. E não quero voltar decepcionado, quero voltar batendo novo recorde de tempo, mesmo com um percurso de subidas e decidas.

domingo, 5 de julho de 2009

Poema: Instantes - Autor: desconhecido

INSTANTES (VERSÃO EM ESPANHOL)Si pudiera vivir nuevamente mi vida, en la próxima trataría de cometer más errores. No intentaría ser tan perfecto, me relajaría más. Sería más tonto de lo que he sido, de hecho tomaría muy pocas cosas con seriedad. Sería menos higiénico. Correría más riesgos, haría más viajes, contemplaría más atardeceres, subiría más montañas, nadaría más ríos. Iría a más lugares adonde nunca he ido, comería más helados y menos habas, tendría más problemas reales y menos imaginarios. Yo fui una de esas personas que vivió sensata y prolíficamente cada minuto de su vida; claro que tuve momentos de alegría. Pero si pudiera volver atrás trataría de tener solamente buenos momentos. Por si no lo saben, de eso está hecha la vida, sólo de momentos; no te pierdas el ahora. Yo era uno de esos que nunca iban a ninguna parte sin un termómetro, una bolsa de agua caliente, un paraguas y un paracaídas; si pudiera volver a vivir, viajaría más liviano. Si pudiera volver a vivir comenzaría a andar descalzo a principios de la primavera y seguiría descalzo hasta concluir el otoño. Daría más vueltas en calesita, contemplaría más amaneceres, y jugaría con más niños, si tuviera otra vez vida por delante. Pero ya ven, tengo 85 años... y sé que me estoy muriendo
INSTANTES(VERSÃO EM PORTUGUÊS)
Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na proxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria mais tolo do que tenho sido, na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, comtemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida;claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não perca o agora. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem ter um termometro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um paraquedas; se voltasse a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria até o final do outono. Daria mais voltas na minha rua, comtemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças. Se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo...
Poema lindissimo, com autoria desconhecida. Dizem que é de José Luis Borges, outros que é de Nadine Strain.

sábado, 4 de julho de 2009

SEMANA ENTRE MARATONAS

Esta semana se iniciou com a Belíssima Maratona do Rio de Janeiro, para quem não sabe a maratona tem 42,195 km, na segunda e terça descansei, na quarta retomei os treinos e fiz 5 km, na quinta 10 km, descansei na sexta pois também dei plantão a noite e hoje fiz 21,1 km. Amanhã estava pensando fazer entre 15 e 18 km mas estou tentado a acompanhar a turma no percurso da Serra das Russas(subida e descida) com 24 km. Estou com dificuldade em planejar a planilha entre Maratonas com pouco tempo de intervalo, pois no dia 12/07/2009 estarei em Brasília - no Run Day - Maratona de Brasília. O principal motivo que decidi ir para esta Maratona foi para fechar um ciclo que se iniciou na Maratona de Porto Alegre, completarei 4 Maratonas em 51 dias e passarei para o nível Gold no Marathon Maniacs a outra maneira seria esperar completar as 10 Maratonas no ano que só completaria em Abril/2010. Depois da Maratona de Brasília se iniciará um novo ciclo com a minha primeira Ultramaratona, que será em Nova Friburgo-RJ.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

MARATONA DO RIO DE JANEIRO

No sábado que era para ser um dia de total descanso e concentração fiz tudo ao contrario. Fui para o encontro doa Marathons Maniacs e bebi toda a cerveja que consegui, voltei no final da tarde para o hotel, tomei banho e fui assistir a obra prima de Felix Mendelssohn, o Oratório "ELIAS", na Sala Cecília Meirelles. Voltei para o hotel por volta das 23 hs. Passei o dia sem descançar e não me hidratei. Acordo as 4 hs , faço a refeição matinal no quarto e levo banana e bolacha de aveia e mel para e comendo no ónibus que nos levava para a largada. Chegamos cedo, ficamos tirando fotos e conversando com os colegas e conhecendo outros corredores. Estou tranquilo, me sentindo bem. Somos chamados para a posição de largada e nos dirigimos para o local, logo após a largada da elite feminina que tinha no máximo 15 corredoras. Hoje me lembrando da largado acho que estava tenso. É dada a largada e saio bem, acompanhando todos num ritmo veloz, acima do que consigo manter, quando começo a sentir dor na canela esquerda que diagnóstico como anoxia. Começo a pensar sobre o que estava acontecendo, pois nos próximos seis km para seis vezes e sou ultrapassado por quase todos os corredores, no km 7 já estou na turma que disputa os últimos lugares, mas nestes seis km estava a mil por hora pensando sobre a vida, o que estava acontecendo, porque tinha feito tudo aquilo que tinha me levado a ficar naquela situação, quando começo a sentir uma melhora e começo a trotar porque ate agora eu andava mais do que corria e já era apontado como tinha começado e já estava cançado. Comecei a trotar acompanhando dois corredores que corriam juntos e a medida que fui me sentindo seguro fui avançando e ultrapassando vários que tinham me passado, chegando a fazer um ritmo forte até o final da Barra da Tijuca que têm aproximadamente 18 km, quando já comecei a diminuir o ritmo. Vi dois corredores abandonar a corrida, ainda penso se poderia ajuda-los, um deles conversamos bastante, era sua primeira maratona, participava da equipe da empresa e pretendia fazer sub-5, mas argumentei que naquele ritmo e a distancia que ainda faltava no máximo daria para terminarmos em 5hs30'. Então passamos uns 10 km, ora conversávamos, ora ele dava uma esticada, ora eu dava uma esticada, quando de repente ele me passa na garupa da moto dizendo que tinha abandonado e me desejando boa sorte, ainda pensei em pedir para continuar mas já estava distante, após uns 20' o encontro sentado no meio fio com outros dois corredores e me pergunta a hora pois diz que tinha desligado o seu cronometro. Neste momento já estou na Praia do Arpoador, já tinha passado o Leblon, Ipanema e estávamos indo em direção a Praia de Copacabana, cada uma mais bonita do que a outra, do lado oposto a praia tinha os morros, as florestas, dava vontade de sair tirando fotos. Quando disse que esta Maratona era especial, foi porque era a primeira que estava consciente do que estava fazendo e do que tinha feito, e nos dezoito kilometros da Barra da Tijuca pensei muito sobre minha vida e achava bom a Maratona ser longa e que eu não fosse tão veloz porque só assim eu podia ter aquele momento que estava sendo muito interessante. A passagem por Copacabana foi caótica, com o publico invadindo a parte destinada a Maratona ate com bicicletas que tiravam fino a todo momento. De vez em quando alguém nos dava força, diziam que faltava pouco e nos felicitava pelo feito, mas em dois lugares fomos provocados e que consegui levar na brincadeira, em um deles tinham vários rapazes ainda de gravata com taças de cerveja nos oferecendo e respondi que aceitaria no final e em outro lugar tinha um cara embriagado soltando gracinhas, dizendo que estávamos muito lentos, mandava correr. Quando estávamos na avenida que liga Copacabana ao Leme já tinha formado um grupo de aproximadamente 10 pessoas que corriam junto ora ultrapassando, ora sendo ultrapassado e avançando e passando os que íamos encontrando. Quando de repente vou sendo ultrapassado por uma senhora fazendo marcha olímpica e digo para mim que poderia ser ultrapassado por qualquer um, ate por um senhor que corria de sandália havaiana mas que não iria ser ultrapassado por alguém caminhando, mesmo que fosse em marcha olímpica, então fica sendo um parâmetro, ela só poderia se aproximar e então eu teria que me distanciar e consegui chegar na frente por 1', no final tem muitos corredores que recebem apoio de técnicos, de amigos. Quando faltava uns 500 metros e não tinha ninguém atrás começo a caminhar quando uma pessoa que ficava numas barracas de equipe começa a aplaudir e grita para correr e que não caminhasse, então obedeço e corro os últimos 500 metros chegando as 5hs45'. Chegada desorganizada, tinha muita gente trabalhando mas estavam todos muito ocupados conversando, recebo a medalha logo após a chegada, ainda na pista, após tirar o chip com muito esforço e entregar. Para alimentar só consegui higrotônico e tomei duas garrafas e nos últimos 5 km também tinha tomado duas então fiquei bem e fui procurar um ónibus para ir para o hotel pois não estava disposto a fazer como fiz em Porto Alegre e São Paulo, quando voltei a pé para casa. Estava feliz com o resultado, pela reacção que consegui após a péssima largada e curtindo o aprendizado de cada maratona e esta do Rio foi diferente, pois já tinha outra compreensão, já tinha consciência do que estava fazendo e o que tinha de vencer. Fiquei assustado no dia anterior quando fui de ónibus ate a Barra da Tijuca e achei muito longe e que teria de fazer aquele percurso no dia seguinte correndo e no local que eu estava ainda faltava oito km para a largada e que teria que correr mais três par depois voltar para ir em direcção ao Flamengo. Vou para o hotel onde fico as três horas pós-maratona deitado, tomando agua, suco, me alimentando até que consiga andar sem sofrimento. Quando estava melhor fui assistir um Musical sobro Tom Jobim e Vinicius de Morais e a Bossa Nova e o Rio de Janeiro, sorte que o Teatro Carlos Gomes fica na outra esquina do hotel. Após o musical, vou para o hotel e vou dormir, após tomar uma cerveja. Agora esperar a próxima que talvez será a de Brasília.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

NOVAS MARATONA

Acabei de fazer minha inscrição para a RUN DAY - MARATONA DE BRASÍLIA, que será no dia 12/07/2009. Neste dia completarei QUATRO MARATONAS em 51 dias. A próxima será a ULTRAMARATONA DE NOVA FRIBURGO EM 23/08/2009, que será minha primeira ultramaratona, prova com mais de 42,195km, terá 50 km. O que estou gostando da Maratona é o longo tempo para reflectir sobre a vida, os erros e os acertos, as decisões que tomamos, e para isso penso em baixar meu tempo, mas não tanto, mas tentarei chegar mais inteiro.