The marathon is a long-distance running event with an official distance of 42.195 kilometres (26 miles and 385 yards), that is usually run as a road race. The event was instituted in commemoration...Ver mais
A maratona é um evento de execução longa distância com uma distância oficial de 42,195 km (26 milhas e 385 jardas), que normalmente é executado como uma prova de estrada. O evento foi instituído em comemoração a lendária corrida do soldado grego Pheidippides, um mensageiro da batalha de maratona a Atenas.
A maratona de nome vem da lenda de Fidípides, um mensageiro grego. A lenda diz que foi enviado do campo de batalha de maratona a Atenas para anunciar que os persas tinham sido derrotados na batalha de maratona (em que ele tinha acabado de lutar), que teve lugar em agosto ou setembro de 490 A.C.. É dito que ele correu a distância inteira sem parar e estourar o assembly, exclamando: "νενικηκαμεν" (nenikekamen) ", (" nós wοn "), antes do colapso e morrer. A conta da corrida de maratona a Atenas aparece primeiramente na glória de Atenas Plutarco no século i D.C. que cita de trabalho perdido em Heraclides Ponticus, dando o nome do corredor como Eucles ou Thersipus de Erchius. Luciano de Samosata (século II D.C.) também dá a história mas nomes o corredor Filípedes (não Pheidippides).
Não há debate sobre o rigor histórico desta lenda. O historiador grego Heródoto, a fonte principal para as guerras Greco-persas, menciona Pheidippides como o mensageiro que decorreu entre Atenas e Sparta pedindo ajuda e, em seguida, correu de volta, uma distância de mais de 240 km (150 milhas) cada maneira. Em alguns manuscritos de Heródoto, o nome do corredor entre Atenas e Esparta é dado como Filípedes. Heródoto não faz menção de um mensageiro enviado de maratona a Atenas e refere-se que a parte principal do exército ateniense, tendo lutou e venceu a batalha cansativa e temendo um ataque naval a frota persa contra uma indefesa Atenas, marchou rapidamente volta da batalha para Atenas, chegando no mesmo dia.
Em 1879, Robert Browning escreveu o poema Pheidippides. Poema de Browning, sua história composta, tornou-se parte da cultura popular do século XIX e foi aceito como uma lenda histórica.
Monte Penteli situa-se entre a maratona e Atenas, que significa que, se Pheidippides realmente fez o seu famoso executado depois da batalha, ele teve que correr ao redor da montanha, ao norte ou ao sul. A último e mais óbvia rota corresponde quase exatamente a estrada de maratona-Atenas moderna, que segue a mentira para o Sul a terra da Baía de maratona e ao longo da costa e, em seguida, leva a uma subida suave, mas prolongada para oeste em direção a abordagem Oriental para Atenas, entre o sopé da monta Hymettus e Penteli, e, em seguida, delicadamente downhill para Atenas adequada.
Esta rota, tal como existia quando os Jogos Olímpicos foram revividos em 1896, foi de aproximadamente 40 km (25 milhas) de comprimento, e esta foi a distância aproximada, originalmente usada para corridas de maratona. No entanto tem havido sugestões que Pheidippides poderia ter seguido outra rota: um para o oeste subir ao longo das encostas leste e norte do Monte Penteli a passagem de Dionysos e, então, um caminho em linha reta para o sul de downhill para Atenas. Esta rota é consideravelmente mais curta, cerca de 35 quilômetros (22 milhas), mas inclui uma muito íngreme subida inicial de mais de 5 quilômetros (3.1 milhas).
Quando os Jogos Olímpicos modernos começaram em 1896, os iniciadores e organizadores estavam procurando um grande evento de popularização, recordando a antiga glória da Grécia. A idéia de uma corrida de maratona veio de Michel Bréal, que queria o evento de característica nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896 em Atenas. Esta idéia foi fortemente apoiada por Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, bem como os gregos. Os gregos organizaram uma corrida de seleção para a maratona olímpica em 10 de março de 1896 que foi vencida por Charilaos Vasilakos em 3 horas e 18 minutos (com o futuro vencedor da maratona dos Jogos Olímpicos introdutório chegando em quinto). O vencedor da primeira maratona olímpica, em 10 de abril de 1896 (uma corrida somente masculino), foi Spiridon "Spyros" Louis, um água-portador grego, em 2 horas, 58 minutos e 50 segundos.
Fonte: Wikipédia (Traduzido por Bing)
Nenhum comentário:
Postar um comentário