sábado, 3 de outubro de 2009

CUIDADOS QUE UM ATLETA VETERANO DEVE TER

A Revista CONTRA-RELÓGIO entrevistou o médico Nabil Ghorayeb, uma das maiores  autoridades brasileiras em medicina esportiva e cardiologia do esporte, para saber mais sobre os cuidados que um atleta veterano deve ter.

Quais cuidados um veterano deve ter em comparação com um atleta jovem ?

Exatamente por estar numa idade em que as doenças cardiovasculares e metabólicas são as principais causas de incapacidade e de morte é que devemos procurá-las ou procurar seus fatores de risco (causas que as provocam). Para isso  fazemos os exames de laboratório: glicose, colesterol total e suas frações, triglicérides, do fígado, da tiróide e função renal, hemograma. Além disso, um eletrocardiograma e  teste ergométrico realizados por cardiologista e se houver indícios de cardiopatia estrutural: fazer  ecocardiograma.

Idade é fator de inibição na carga de treinamento, ou a mesma carga de um jovem pode ser aplicada aos mais  velhos veteranos ?

A carga  deve ser utilizada dentro da capacidade e limitações da idade de cada um. Tudo deve ser individualizado e essa é a grande recomendação para essa  faixa etária.

Os exames médicos seriam os mesmos ou o protocolo é diferente ? Quais  exames recomenda serem feitos em corredores com mais de 55 anos.

Os exames  devem objetivar os vários sistemas do organismo que podem trazer problemas devido ao envelhecimento natural. Além dos citados acima, avaliar os sistema respiratório, neurológico, condições do equilibrio, visão e audição, sistema urinário e digestivo.

Qual deve ser a ênfase da prática esportiva na terceira idade ?

Para essas pessoas, mais do que intensidade, a duração e regularidade são o segredo de benefício à saúde. Dias de descanço entre dias de treinamento é uma regra a ser seguida e nunca iniciar ou continuar a atividade física se tiver  alguma anormalidade ou sintomas clínicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário