domingo, 21 de fevereiro de 2010

COMO FAÇO MEUS TREINOS PARA CORRER UMA MARATONA ?

TENHO PENSADO MUITO SOBRE AS PERGUNTAS QUE ME FAZEM SOBRE OS TREINOS PARA AS MARATONAS. TENHO CONHECIDO MUITOS CORREDORES DE LONGA DATA QUE SONHAM EM UM DIA CORRER UMA MARATONA MAS POR ALGUMA RAZÃO VÃO ADIANDO O PROJETO. MUITOS SÃO CORREDORES EXPERIENTES, QUE CORREM 10 KM ABAIXO DE 60' E JÁ FIZERAM VARIAS MEIAS, MAS QUANDO SE TRATA DE ENFRENTAR UMA MARATONA FICAM ADIANDO O PROJETO. UM DOS MOTIVOS QUE ACREDITO É PORQUE AQUI EM PERNAMBUCO A ULTIMA MARATONA FOI A QUATRO ANOS ATRAS E AGORA TEMOS QUE IR PARA RIO OU SÃO PAULO, PORTO ALEGRE OU CURITIBA OU PARA O EXTERIOR PARA CORRERMOS OS 42.195 METROS. EXISTEM TAMBEM OS VARIOS MOTIVOS QUE LHE IMPULSIONAM A ENFRENTAR A MARATONA. EU NUNCA FUI ATLETA, NÃO PRATICAVA ESPORTE NENHUM E COMECEI A CORRER PARA SAIR DO SEDENTARISMO, PORQUE JÁ APRESENTAVA A FAMOSA SINDROME METABOLICA ( HIPERTENSÃO, TAXAS ALTERADAS, SOBREPESO, GORDURA ABDOMINAL) E QUANDO DESCOBRI A MARATONA ENTREI DE CABEÇA, CORRI A PRIMEIRA, SEGUNDA, TERCEIRA SEM NUNCA TER CORRIDO 10KM OU MEIA MARATONA, PORQUE ESTAS DISTANCIAS NÃO ME MOTIVARAM. ENTÃO VOU PENSAR E AOS POUCOS VOU RESPONDENDO ESTAS QUESTÕES QUE ESCUTO E LEIO NOS DEPOIMENTOS JÁ TENHO VARIAS QUESTÕES QUE ESTOU PENSANDO, MAIS SE ALGUEM TÊM FAÇA NOS COMENTARIOS QUE IREI RESPONDENDO. SE LEREM O QUE JÁ ESCREVI NO BLOG JÁ TÊM MUITAS RESPOSTAS MAS IREI TENTAR SINTETIZA-LAS.

7 comentários:

  1. Ésio, aqui vai mais uma pergunta:
    1-Quando você completou sua primeira maratona, como foi a recuperação? Conseguia andar normalmente no dia seguinte?

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira Maratona foi a de Porto Alegre. Quando terminou voltei para o hotel caminhando e me perdi no centro e passei quase uma hora para chegar ao hotel. Tomei um banho e fiquei deitado na cama com tudo que pudesse precisar ao redor, só quando sentia vontade de urinar é que era dificil, porque as pernas doia muito. Mas de reprente apos umas 3 horas começou a melhorar e a noite sai com um grupo de maratonistas que conheci no hotel para comer uma pizza e tomar um chop. Já não sentia mais nada. No dia seguinte tambem não e no domingo seguinte já corri a de São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui vão mais duas perguntas:
    1)Durante a maratona, em quais Kms você costuma "reabastecer" e com o que se reabastece? (Gel de carboidrato, isotônico?)
    2)A partir de quantos Km você considera um longão? E com que frequência também se reabastece nos longões? Você costuma correr com um cinto com cantis de água quando faz os longões?

    ResponderExcluir
  4. 1)Depende da Maratona, do clima, da temperatura, da umidade. Na de Nova York, como antes da largada têm um café da manha completissimo enquanto espera a hora de saida, passei por varios pontos de apoio sem pegar nada. Temos que observar o nosso corpo e dando o que ele pede. As vezes sempre pego isotonico e tomo um gole. Temos que ter cuidado para não hiperhidratar e não desidratar.
    2)Depende da KM que pretendemos correr. No caso da Maratona, 21 km já considero longão. Você alternar, 24 km. 28 km, 32 km e na semana que antecedede a maratona fazer entre 20 e 25 km. Nos longões o cinto com uma garrafa de 750ml, gel, barra energetica e dinheiro para comprar no percurso. Tenho uma camel-back mas só usei uma vez no longão, mas têm um colega que corre muito forte e leva a camel-back na maratona. Sempre procuro correr com segurança, dentro do limite do que treinei então bebo agua, isotonico, frutas sempre que encontro, com cuidado para manter o equilibrio. Na Maratona de Curitiba, estava muito quente e a agua que serviam estava natural e não encontrei mais isotonico que so quem encontra são os que correm forte, então o que me salvou e me ajudou a bater meu record foi uma belissima chuva, muito forte.

    ResponderExcluir
  5. Ésio. Vc parece ser uma pessoa bem relacionada aí em Pernambuco. Sugiro dar a iniciativa junto aos órgãos esportivos municipal e estadual a fim de organizarem uma prova, tipo aniversário da cidade (12 de março), etc...

    Com a experiência de correr várias maratonas no exterior em 2009, provavelmente o amigo possa contribuir em muito com o esporte em seu Estado.

    Abraços,

    Cleber

    ResponderExcluir
  6. Cleber,
    Estou conhecendo agora os principais grupos de corredores de PE. Vi ha pouco tempo que tinhamos uma Maratona até 2005 e ficou só a Meia, dizem que foi por falta de apoio dos governantes. A melhor data para uma Maratona em PE seria no mês de Julho, por causa das chuvas, que ajudaria a diminuir o calor. No mês de Março a temperatura chega perto dos 40º C e a sensação termica nem imagino quanto, é inviavel, só se fosse noturna, mas não temos condições pela falta de apoio, pelos buracos na rua e a falta de iluminação e a segurança que não existe.

    ResponderExcluir
  7. Relatos muito interessantes, baseados na experiencia. Notei melhora na recuperação de maratonas e longões apos a frequencia em academia, fazendo reforço muscular. Considero necessario para todos que correm com segurança.
    Um abraço e parabens pelo entusiasmo contagiante.

    ResponderExcluir