sábado, 14 de novembro de 2009

MEU PROJETO COMO CORREDOR DE MARATONAS


Neste mês de Novembro, completo 1 ano que corri o primeiro quilometro. Terminei novembro correndo 3 quilometros e andando uns 10 alternando com corrida. Em Dezembro já corria 5 quilometros quando assisti minha primeira corrida ao vivo, que foi a Corrida dos Sinos, corrida de 10 km. Nesta época não conhecia ninguem e observava os grupos de corrida no Parque da Jaqueira mas não tinha vontade de participar. Pensava em ficar correndo dentro do Parque da Jaqueira porque mesmo tendo me emocionado quando assisti a Corrida dos Sinos, achei muito perigosa, com os corredores disputando espaço com os automoveis e sem agua no percurso. Escutei inumeros corredores dos grupos comentarem que abandonaram a corrida por causa do calor e falta d'agua no percurso. Neste periodo fiz a assinatura da Revista Runner's World e pesquisava na internete, nos blogs e admirava e achava distante o dia que conseguiria fazer um treino de 10 km ou uma corrida. No inicio de Janeiro li em um blog o relato da corredora sobre sua participação na Maratona de Nova York. Tinha pesquisado na internet no site da Revista Contra Relógio mas não me interessei pois achei que era muito focada em Maratonas e que achava que era loucura, sofrimento e não via prazer nisto. Mas quando li o relato, terminei como se tivesse descoberto que não tinha nada de sofrimento e que era extremamente prazeroso. Neste momento decidi que seria Maratonista e que correria a Maratona de Nova York. Mandei um e-mail para a autora dizendo a ela o que tinha acontecido comigo e que me respondeu depois de uns 15 dias pois estava de férias. Então comecei a pesquisar sobre maratonas e fiz logo a assinatura da Revista Contra Relógio com uma exigência, queria começar a receber a partir do número de dezembro pois falava da Maratona de Nova York e sobre a vitória de Marilso. Para minha surpresa recebi a revista de dezembro como brinde e lendo tinha o relato que tinha lido no blog e o relato da participação da turma do Acorja na maratona de Atenas. Então neste momento vi a foto dos primeiros Maratonistas de Pernambuco. Já pesquisava no Blog To Correndo e Diario de um Futuro Ultramaratonista. Mandei um e-mail para Márcio, do Blog To Correndo pois queria viabilizar o meu projeto de correr maratonas o mais rápido que fosse possivel e pelas leituras seria depois de uns três anos e escolhi que seria a de Porto Alegre como treino para a de Nova York em 2012 e que no final deste ano participaria da minha primeira corrida que a escolhida teria sido a Corrida de São Silvestre/2009. Mas tinha ficado decepcionado quando assisti na televisão e mandei um e-mail para o Júlio Cordeiro do Blog Diario de um Futuro Maratonista pedindo a ele que me falasse se tinha gostado da corrida que iniciava com o pessoal caminhando o primeiro quilometro. Então continuei tentando viabilizar e aumentei os treinamentos mas não me sentia seguro pois achava que precisaria conhecer os Maratonistas para fazer as perguntas e saber o caminho que teria que percorrer. Lia sobre os longões de final de semana e não entendia como fazer a planilha. Não me lembro se foi no final de Janeiro ou em Fevereiro recebi um e-mail de Márcio do Blog To Correndo convidando os corredores que iriam participar da Maratona de Porto Alegre para conversarem sobre o planejamento e pensei que esta seria a chance de conhecer pessoalmente a turma e começar a me preparar mesmo sabendo que não teria tempo viavel para participar da Maratona de Porto Alegre. Fui para a reunião e conheci varios Maratonistas e a conversa regada a cerveja foi boa mas pouco se falou sobre a maratona em pauta mas falaram sobre a Maratona de Berlin e fiquei pensando e cada momento mais decidido em me preparar. Chegando em casa fui pesquisar sobre a maratona mas achei complicado pois era em alemão e eu ainda era iniciante em computação. No domingo liguei para Júlio perguntando como poderia me inscrever para a Maratona de Berlin e ele me convida para participar no dia seguinte de uma reunião quando iriam fazer a inscrição.  Lá na reunião surgiu a idéia de fazer a inscrição para participar da loteria da Maratona de Nova York, eu não sabia que tinha que fazer a inscrição com tanta antecedencia e que para a de Nova York teria sorteio ou teria que ir por uma agência de turismo credenciada o que seria muito mais caro. Então fiz a inscrição para a Maratona de Nova York e para a Maratona de Berlin. Agora mais do nunca tinha que acelerar o meu processo de me tornar maratonista pois agora já estava inscrito em duas: uma em setembro e outra em novembro, se fosse sorteado. Via no Blog To Correndo  o calendario de treinos do grupo Acorja e fiquei pensando em como fazer pois era muito lento e não conseguiria acompanhar o grupo. Então numa sexta-feira, dia 13/Março/2009, resolvo que iria participar do longão no sábado e que iria preparado para pegar onibus e taxi, pois conhecia parte do percurso. No sábado, as 5hs da manhã chego no local de saida da turma, que era em Apipucos e que iria até o km 5,5 da Estrada de Aldeia(conhecia o percurso até ai) e que voltaria por estradas por meio da mata sainda na Mata de Dois Irmãos, no Sitio dos Pintos. Já conhecia alguns, pois anteriormente teria ido para o treino em Boa Viagem, na areia fofa e tinha corrido uns 3km com a turma. Fiacaram me olhando e sem entender como queria acompanha-los e tranquilizei que conhecia parte do percurso e que pegaria onibus e taxi quando necessario. Depois soube que acharam que eu era louco, estava começando a correr e queria logo fazer um longão com uma turma de loucos, pois correm forte e longas distâncias. Logo nos 3 primeiros quilometros já comecei a perder de vista o grupo e Márcio do To Correndo começou a voltar para me apoiar e percebendo que estava atrapalhando seu treino o mandei ir embora que acompanharia da minha maneira. Então, acho que com 7 km, no inicio da Ladeira de Aldeia, peguei um onibus até o km 5(KM 12 do treino), quando comecei a ver o grupo, e fui gozado pela turma do onibus, pois me viam vestido para correr e indo de onibus e quando viram os outros correndo foi que entenderam que eu estava atrás dos mesmos. Expliquei que era o meu primeiro dia e que a turma já corria a anos e o motorista disse: é, eu não corro nem 100m. Quando desci do onibus tinha muitos corredores atras e alguns já na frente e quando chegamos na parada para beber agua os que foram chegando me perguntavam por onde eu tinha passado e os informava que tinha sido de onibus e caiam na gargalhada. Agora era que começava o problema que comuniquei a turma, pois a partir deste ponto eu não conhecia o percurso e me mandaram ir na frente que me acompanhariam e em menos de 15' já estavam me passando, sorte foi  que Márcio voltou a me apoiar e depois alguns quebraram e diminuiram o ritmo e cheguei no final no carro de apoio com outros quatro que tinham quebrado e ainda encontramos um mancando na frente. Fiz 18 km correndo e 10 de onibus e de carro, este foi o meu primeiro longão, no dia 13/03/2009.

4 comentários:

  1. Parabéns!Tudo isso que você relatou demonstra sua capacidade de absorção de novas idéias, novos desafios, superações, sofrimentos, mas que culmina com um grande troféu: o prazer de ser capaz de vencer tudo isso, superar seus próprios limites, resultando , também, numa legião de amigos , que antes você não tinha! Continue sua empreitada e boa Prova em Curitiba!
    Franco.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Franco,
    Cada dia me sinto mais Maratonista, quando leio uma opinião de um Maratonista, porque me sinto compreendido.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS, É MUITO BEM VER EXEMPLOS DE FORÇA DE VONTADE, MAS VOCÊ SE SUPEROU BASTANTE

    ASS. BARTOLOMEU

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Bartolomeu, mas um dia pretendo chegar a ser tão veloz como você.

    ResponderExcluir