segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

BOLIVÍA INCA RUN: UMA NOVA ULTRAMARATONA ÉPICA

A América do Sul terá uma nova ultramaratona, 160 km que estão mais para uma expedição por territórios históricos. E para intimidar os corredores, há a altitude
A América do Sul terá em setembro uma nova ultramaratona, 160 km que estão mais para uma expedição por territórios históricos do que foi um dia o Império Inca, esta será a épica Bolívia Inca Run.
Além da distância há outro fator para intimidar os corredores na Inca Run - as altitudes dos altiplanos bolivianos, de 2.300 metros até 5.000 metros. Os corredores precisarão chegar com vários dias de antecedência para se acostumarem com a altitude do local.
A corrida começa no dia 8 de setembro com um prólogo de 8 km pelo Lago Titicaca, com 3.800 metros de altitude, na fronteira entre a Bolívia e o Peru. Mas é no segundo dia que começam os 160 km da disputa, previstos para durar quatro dias. Os corredores de elite poderão fazer a corrida sem parar, carregando utensílios essenciais, com a permissão de uma parada ao longo do caminho.
Porém, há também a opção de disputar a prova no formato de "etapas", acomodando-se a cada noite nos campings montados pela organização. Os percursos de cada etapa vão variar entre 28 km e 55 km. Os atletas passarão por pequenas cidades como Potosi e Sucre, cercados pelas montanhas dos Andes. Para dar conta da logística, as vagas são limitadas a apenas 80 corredores.
Etapas da Bolívia Inca Run
Prólogo – Ilha do Sol, Lago Titicaca (8 km)
Etapa 1 - Potosi – Lago Chari Khota (28 km)
Etapa 2 - Lago Chari Khota – Estancia Lloco Loconi (55 km)
Etapa 3 - Estancia Lloco Loconi – Cocoyo (38 km)
Etapa 4 - Cocoyo -Sorata (30 km)

2 comentários:

  1. Ésio, estamos atrás de uma Maratona comum na Bolívia. Se tiver notícias por favor nos informe. Essa não dá para nós. Nos corremos 160 km, mas precisamos de meses entre eles. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Miguel, está também não dá por varios motivos:
    Pelo que li no site ficaria carissima para ser feita com segurança, por volta de 10 mil dolares.Parece uma viagem muito interessante mas para ser feita como estudo multidisciplinar, não como uma corrida.

    ResponderExcluir