quarta-feira, 6 de outubro de 2010

RECIFE - PERNAMBUCO: 1ª MARATONA INTERNACIONAL MAURICIO DE NASSAU/2010


Há dois dias surgiu a grande novidade. Uma Maratona em Recife. Primeiro reagi com desconfiança, pois só faltam quarenta dias para o dia previsto e só agora esta começando a divulgação. Ainda não têm site, nem esta sendo feita inscrição. Mandei uma questão no site da Faculdade Maurício de Nassau e recebi a resposta confirmando e que hoje já veríamos no site a referência a Maratona. Também falei com Nildo, pessoa por dentro de todas as corridas na redondeza, e ele confirma que o pessoal da organização já foram na Federação tirar todos os documentos necessários para realizar a Corrida. Então estou otimista e esperando a evolução desta estória. Como a notícia está sendo divulgada em cima da prova, a maioria dos corredores não poderão comparecer pois já estarão comprometido com outro evento e viabilizar uma viagem necessita de uma certa antecedência. Então estou torcendo pelo sucesso e que no próximo ano teremos muitos corredores de fora. A organização enfatiza a premiação para pensar no sucesso. Mas mesmo um corredor de elite necessita de um programa de treinamento para a maratona. A maioria dos corredores virão por conta própria e nem pensam em premiação mas simplesmente no prazer de correr uma Maratona. Na minha opinião, uma das mais difíceis do Brasil, por causa do clima, porque mesmo a largada sendo as 7 hs o Sol já estará forte e será necessário um treinamento especifico para conseguir terminar. Minha opinião é que uma Maratona no Nordeste para ser um sucesso teria que ser noturna ou no máximo começando as 16 hs como vai ser a do Ceará. A Maratona em Recife será a 32º C com sensação térmica de 40º ou mais, então a técnica estará em primeiro plano. Nós Nordestinos, teremos a vantagem de já estarmos acostumados a correr com este Sol e esta temperatura e ainda podermos treinar no horário da corrida. Vamos esperar que se concretize esta noticia e que a Maratona se realize. No horario que postei o Sol já estava forte há muito tempo, eu que moro aqui estou temeroso, pois meu tempo de Maratona é alto e terminaria depois do meio-dia.
Posted by Picasa

10 comentários:

  1. Como o nordestino é antes de tudo um forte os organizadores de prova da região não acham importante o planejamento antecipado para se correr uma maratona. Já aconteceu com Terezina e mesmo com Caucaia. Infelizmente, como você observou, para muitos não será possível comparecer, sendo esse o caso da maioria dos maratonistas Baleias. Mas para o ano ela transforma a Tríade do Sol em Quadrilátero do Calor, com Dourados, Terezinha e Caucáia. E entra nos nossos planos. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Certo Miguel, mas ainda tenho esperanças de que se a organização não mudar o horario pelo menos deveria mudar a data e na minha opinião seria no inicio de julho porque tem periodos de chuvas e ceu nublado. Para treinar as 7 hs, até 10 km é dificil de correr.

    ResponderExcluir
  3. Ésio,
    Pensei em participar fazendo os meus primeiros 42 quilômetros, mas já desisti. Acho que não será vantagem correr pelo menos umas quatro horas sofrendo com a alta temperatura do asfalto e o calor intenso característico de nossa região. Assim, pretendo participar da meia maratona. Tenho certeza que não sentirei nenhum prazer em correr de 10 ao meio dia.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Certissimo Gilmar, ainda estou pensando a estrategia, acho que vou começar a treinar as 8 hs, quando der, para ir acostumando. Na Maratona será muito importante os postos de hidratação com agua gelada. Continuo achando o periodo e o horario errado. Se nos aguentarmos, será dificil para o pessoal do sul porque não poderão fazer treinos de adaptação.

    ResponderExcluir
  5. Não estou muito receoso com o calor, pois vou de 10 km (já corri 16 dessas este ano em Pernambuco, começando entre às 8h e às 9h30) e não me preocupo com performance (entre 58 min e 70 min pra mim tá bom, com meus 92 kg e 51 anos), pois corro por prazer e sem pensar em me machucar, claro. Contudo, a ponderação com o horário é importante, principalmente na maratona e meia maratona.

    ResponderExcluir
  6. Fábio, treino pela manhã e a tarde e meu desempenho é melhor a tarde. Já corri 10 e 21 km aqui no horario da manhã. Os 21 km já fica dificil. Se você viu os tempos que termino as corridas percebeu que sou lento e curto muito correr. A Maratona mais dificil que já corri foi a de São Paulo porque começa as 9 hs e mesmo com 25º quanto esta por volta das 13 hs a sensação termica já é mais de trinta. Aqui em Recife a sensação termica sera próximo dos 40º e a Maratona são 42,195 KM e correr esta distancia com o nosso Sol é muito dificil. Os 10 KM fica fácil mas a tardde seria muito melhor.

    ResponderExcluir
  7. Ainda estou inseguro, pois não temos acesso ao regulamento, premiação. A unica informação é por telefone e a inscrição na secretaria da Faculdade Mauricio de Nassau ou nas Lojas Nagem. Só vou fazer a inscrição quando souber de mais informações.

    ResponderExcluir
  8. Desde 22/10, à tarde, as inscrições pela internet já estão disponíveis, mas ainda sem descrever os percursos nem o regulamento. A premiação foi publicada no site da competição há alguns dias.

    ResponderExcluir
  9. Certo Fábio, acabei de conferir. Estava viajando e não estava conectado. Quando estiver mais descansado vou pesquisar o site.

    ResponderExcluir