segunda-feira, 11 de outubro de 2010

31ª e 32ª MARATONAS: 9º DESAFIO PRAIAS E TRILHAS - 84 KM - 23 e 24 de Outubro de 2010




Dois dias, duas maratonas. O Desafio Praias e Trilhas é a prova de corrida considerada a mais difícil do Brasil no gênero. Os atletas enfrentam subidas e descidas íngremes, trilhas com pedras, praias de areia fofa, dunas e costões, numa paisagem das mais belas do Brasil. A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil e com temperaturas elevadas.

Nas edições anteriores houve participação de atletas de 16 estados brasileiros, além do Uruguai, Argentina, Portugal, Itália e França.
É uma das provas mais importante no cenário de corridas do Brasil e também do exterior.
Se você nunca participou de um desafio como este, pois então crie coragem, e tenha uma experiência única. Será uma corrida inesquecível em Florianópolis.- O percurso total tem 84km (todo medido com GPS), 42,2 Km por dia. No 1º dia são 21,3 km de praias, 14,8 km de trilhas e 5,0 km de estradas. No segundo dia 21,6km de praias, 17,2 km de trilhas, 1,6 km de estradas, 0,9 km de dunas e 0,9 km de costão (ver detalhes na altimetria), no menu percurso.

Depois de participar no ano passado da Maratona Cross Country de Bombinhas, embora terminando e me sentindo muito bem e satisfeito pela minha performance, decidi que não participaria mais de prova do mesmo estilo. Mas há aproximadamente 30 dias comecei a pensar e decidi participar do Desafio Praias e Trilhas e da Maratona Cross Country de Buzius, Depois vêm a I Maratona Internacional Maurício de Nassau(se realmente for confirmada) e a Maratona de Curitiba. Serão 06 Maratonas em 36 dias. Parece que as coisas estão melhorando aqui no Brasil, daqui uns dias teremos Maratonas todas as semanas.

2 comentários:

  1. Caro Maratonista Camarada Ésio,

    Há pouco, descobri seu blog quando pesquisava algum comentário sobre a Maratona Internacional Maurício de Nassau. E de lá para cá, venho acompanhando sua trajetória. Há uns 10 meses, retomei miha vida de corredor, competidor nas provas da terrinha (Recife e adjacências), tendo participado de quase todas as CICORRES deste ano, corridas das Farmácias Bompreço e Pague Menos, das Pontes do Recife, Duque de Caxias, Corrida Noturna da Paraíba (29/03), do Carteiro, dos Comérciários, do Agreste, da Fantasia, etc., dando preferência à versão de 10 km. Daí meu interesse pela matéria. Creio que, em algumas de suas folgas das maratonas e afins, a gente tenha se cruzado numa dessas provas que mencionei acima. Admiro sua determinação no interesse em participar dessas provas mais longas, principalmente pela sua frequência. Há 2 anos, eu tinha 30 kg a mais..., foi quando passei a caminhar com frequência e a cuidar da minha alimentação. Fui obtendo conquistas óbvias para minha saúde, e caminhar para correr foi uma coisa natural que eu nem planejava, voltar a correr depois de 17 anos sem essa atividade: foram 9 meses desmamando a caminhada e introduzindo a corrida. Hoje, essa última atividade está no meu sangue. Costumo dizer a quem corre e a quem não corre que CORRER FAZ BEM À SAÚDE E "VICIA". Correr algum dia uma maratona não estava em meus planos, mas, agora, a partir do seu exemplo, não descarto essa possibilidade. Deixa as coisas acontecerem...
    Parabéns por sua determinação, e êxito nas suas 31.ª e 32.ª maratonas, nos próximos dias!

    ResponderExcluir
  2. Fábio, o meu percurso é oposto do seu. Eu nunca tinha participado de nenhum esporte e agora é que vou começar a correr com mais regularidade provas de 10 km, porque até hoje só corri a das Pontes/2009, do Fogo/2009 e da Farmácia Pague Menos/2010. Pretendo correr minha primeira Cicorre na Varzea em Novembro(domingo entre duas Maratonas) e já corri 04 Meias Maratonas, uma delas foi porque errei o percurso da Maratona e pegue o da Meia. O segredo da Maratona é só fazer treinos mais longos e muita paciência. A corrida de 10 km é muito rapida mas estou começando a curtir. Treino no Parque da Jaqueira a maior parte dos treinos e as vezes vou correr nas ruas e nas areias de Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.

    ResponderExcluir