segunda-feira, 15 de junho de 2009

CONTINUANDO A HISTÓRIA DE UM CORREDOR

Poucos dias após, Márcio Santana, do blog "TO CORRENDO" convida os corredores que pretendiam ir para a Maratona de Porto Alegre para uma reunião. Como recebi o convite e pensando que era mais uma oportunidade de conhecer os corredores e planejar os passos que precisaria dar para me aprimorar nos treinamentos, pois neste período fazia uma media de 20 km/semana, caminhando e correndo, fui para a reunião. Foram poucos corredores para a reunião, tinha Márcio e Walter, do blog to correndo, Júlio Cordeiro, do blog Diário de um Futuro Ultramaratonista, Ricardo Magalhães, Paulo Picanha, Marines Melo, Edilson Queiroz e um que não me lembro do nome e nunca mais o vi. Destes todos correram na Maratona, menos o Edilson, que parece que correu 10 ou 20 km. e Paulo que iria correr a Comrades no mesmo dia na África do Sul. Nesta reunião foi muita informação e conversas variadas, inclusive sobre a Maratona de Berlim que Júlio e Paulo planejavam participar, mas pouco se falou do assunto principal da reunião que seria a Maratona de Porto Alegre. Sai ainda mais ansioso para me enturmar e começar a correr com um grupo experiente, que tivesse um projecto para correr Maratonas. Fiquei pensando e fazendo contas dos dias e meses que faltavam para as Maratonas. Tento pesquisar no Google, quando seria a Maratona de Berlim e como fazer para me escrever, mas não consigo me escrever e num domingo a noite ligo para Júlio perguntando como fazer para me inscrever. Ele me convida para uma reunião no dia seguinte que a turma que planejava ir para Berlim iria se reunir. Fui muito animado e já me escrevi para a Maratona de Berlim e surgia a idéia de se inscrever para o sorteio para a Maratona de Nova York, que eu nem sabia que precisaria de sorteio, pensava que um mês antes era só se inscrever. Então eu, Paulo e Jack nos inscrevemos para o sorteio, Paulo já era a segunda vez e Júlio disse que não ia participar porque tinha muita sorte e que certamente seria sorteado mas não poderia ir neste ano. Já recebemos o resultado do sorteio, eu e Jack fomos sorteados e Paulo mais uma vez não foi sorteado. Sai muito animado, já estava inscrito numa Maratona e agora só faltava me preparar e achava que teria bastante tempo, aproximadamente 8 meses. Antes da reunião para a Maratona de Porto Alegre tinha visto a programação do grupo Acorja no Blog To Correndo e resolvo ir para um treino na areia fofa na Praia de Boa Viagem, só para observar e correr na areia molhada enquanto o pessoal iria na fofa, porque já tinha sido advertido que não poderia participar porque se tentasse acompanhar poderia me lesionar. Fui para o ponto de encontro que estava marcado a saída a 5:00hs. Cheguei uns 10' antes e procurei Márcio, que era o único nome que eu sabia e apareceu o Márcio, mas percebi que não era o que estava procurando, era outro e esclarecido o engano e o Márcio que procurava não apareceu fui muito bem acolhido por este outro Márcio, que ficou correndo comigo por aproximadamente 3 km, e me dando dicas, mandou logo eu comprar um ténis que prestasse porque aquele que eu estava não servia para correr, dicas de alimentação, falando sobre a rotina do corredor, mas o grupo foi se distanciando e disse a Márcio que ele fosse embora acompanhar o grupo porque senão perderia o treino e fiquei trotando na areia molhada por uns 60' e o grupo não voltava, então resolvi ir embora. Passou mais de um mês para que eu tentasse uma nova aproximação, quando decido ir no sábado, para um longão, porque já conhecia a metade do percurso. Pensei comigo, vou acompanhando e quando se distanciarem pego ónibus, táxi, mas acompanho. Esta estratégia só serviria para a metade que era em via pública e a segunda metade seria a volta por estradas dentro da mata e que não saberia voltar e qualquer coisa voltaria pelo percurso que fui. Continuarei num próximo capitulo.

3 comentários:

  1. Caro Esio, muito boa a estréia nos 10 km. É difícl mesmo entender. Se a corrida é de 5 km acabamos no osso, se é 10 também dá osso no final, 15, 21, 30 e maratona, sempre é aquela dificuldade no final. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Esio, só você poderia contar a história de um corredor deste jeito: do “0 km” para duas maratonas e só depois se “arriscar” em uma prova de 10 km, risos.
    Lamentei não ter podido à corrida das pontes; a lesão no joelho ainda incomoda e não quero “sacrificá-lo” prematuramente. Tempo ao tempo. Paciência faz parte do jogo. Vou tentar fortalecer a musculatura em academia e trabalhar outras áreas que estavam negligenciadas, como o abdome e costas.
    Não tenho dúvidas que terminara o ano correndo dezinho abaixo de uma hora. É só começar a treinar um pouco de limiar de lactato e um pouco de VO2. Cansa um pouco no começo, mas é satisfação garantida, risos.
    Saudações,
    Márcio (o Santana, risos)

    ResponderExcluir