sábado, 13 de junho de 2009

HISTÓRIA DE UM CORREDOR

Moro perto do Parque da Jaqueira, um local que tem uma pista de apriximadamente 927 metros de extensão. Passei o mês de Abril/2008 marcando o dia para começar a caminhar, pois estava com as taxas alteradas, Hipertenso e em abstinência do cigarro há aproximadamente 2 meses. Chateado porque estava tomando anti-hipertensivo. decidi que tinha que começar a fazer algo antes que piorasse. Já estava com a famosa Síndrome Metabólica e se continuasse daquela maneira o futuro seria dastrico. Então finalmente após ir de carro ao Parque, não conseguir estacionar e voltar para casa, resolvo num sábado ir caminhando, somente 1,10km da minha casa. Depois deste dia passo a caminhar 5 a 6 dias por semana por 60' a 90'. Achando chato caminhar, em Agosto/2009 comecei a caminhar/correr(100/100) e em Novembro conversando com Marcio Gutembergue F. Silva, Propagandista do Laboratório Pfizer, contando as caminhadas/corridas, que eram chatas, lentas, Marcio diz que fazia umas corridas 3 a 4 vezes por semana e que se eu quisesse conseguiria correr 1 km, e que após esta conquista iria se preparar para conquistar o 2 km, que tinha que ser com esforço. Fui conquistando, 0 1º , depois o 2º, quando comecei a pesquisar na internet o que poderia fazer para incrementar a corrida. Fiz assinatura de revistas de corrida e fazia pesquisa em varios sites, mas me sentia inseguro, sentia necessidades de companheiros de corrida, mas não queria entrar num dos varios grupos de corrida, não me sentia estimulado e observava os grupos, outros corredores, varios sites na internete. Quando entrei no site da Contra Relógio, não gostei porque só falavam de Maratona e parecia que o grande tchan era a Ultramaratona e eu achava que era demais para os meus objetivos, que eram correr alguns kms dentro da Parque, não pensava nem em fazer estas corridas que existem no Recife. Mas mesmo assim, fui assistir minha primeira corrida ao vivo, com saida no Parque da Jaqueira, no mês de Dezembro, que foi a Corrida dos Sinos. Muita gente, não conhecia ninguem, embora conhecesse muita gente encontrar ns Jaqueira. Achei um pouco dezorganizada, foi dado sinal de saida sem a muitos corredores saberem para que lado teriam que correr e do percurso, mas eu sabia para onde sair e do percurso porque tinha visto no site do Corre na noite anterior. Fiquei emocionado, veio aquela emoção com lágrimas, que foram contidas e depois da saida corri para a Av Rosa e Silva onde passariam já com 5 km. Fiquei um pouco assustado pois os corredores vinham numa faixa e os carros tirando fino, e as vezes os corredores tinham que parar para dar passagem aos carros. Estava fazendo muito calor e apos uns 20' me dirigi para a linha de chegada para ver os corredores chegarem. Não fiquei mobilizado para correr da próxima que seria em Janeiro, até porque só conseguia trotar uns três km. Numa destas pesquisas li um relato de uma Jornalista/blogueira sobre a sua Maratona de Nova York, fiquei emocionado e decidi que queria me tornar Maratonista e decidi assinar a Contra Relógio. Depois de algum tempo escrevi um e-mail para a autora da história e me queixando que não sabia como fazer porque estava com dificuldade para encontrar parceiros. Mas logo que enviei o e-mail, já escrevi outro para um Blog aqui de PE que sempre via, e pedi para me acolherem, porque estava com necessidade de conversar, trocar esperiência. Fui bem acolhido, mas surgiu uma dificuldade, o meu tempo era muito lento e não conseguiria acompanhar a turma e fiquei na mesma, trotanto e caminhando na Jaqueira.

2 comentários:

  1. Muito legal,amanhã realmente será um dia especial,estaremos todos torcendo por você.Beijo,Ju.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Esio, imagino a insegurança de estreiar nos 10 km depois de correr duas Maratonas!!! Boa sorte para todos aí da Jaqueira do Recife hoje na Corrida da Pontes. Corremos por aqui três horas hoje pela manhã no apronto final para o Rio de Janeiro.
    E o Sport, heim? Esse E. Leão vai dar muitas tristezas para vocês ainda, infelizmente. Já passamos por isso no Galo Mineiro. Abraço

    ResponderExcluir