quinta-feira, 9 de julho de 2009

FADIGA MUSCULAR ? FALTA DE PREPARO ?

No inicio da Maratona do Rio, senti uma dor na perna esquerda, com a sensação de que o tênis estava muito apertado e parava para afrouxar o cadarço, por seis vezes nos seis primeiros kilometros. Aos poucos começou a melhorar e retomei lentamente o ritmo e fui ultrapassando varios corredores pois neste momento estava em ultimo. Até o Kilometro 25 consegui avançar ultrapassando muitos, a partir dai fiquei mais lento e passei a fazer companhia há mais ou menos vinte corredores, revezando, se aproximando, alguns abandonando, uns estimulando os outros, e desta maneira terminei a Maratona. A próxima corrida que voltei a sentir a mesma dor e no mesmo lugar foi no longão no último sábado, de novo saio bem, veloz e no km 2 volto a sentir a dor e caminho e troto ate o km 7, mais uma vez afrouxo o cadarço mas não resolve. Só quando vai esquentando a musculatura é que vai melhorando. O próximo foi na última 3ª feira quando fui treinar no Parque da Jaqueira, mais uma vez começo forte, talvez o meu recorde em velocidade quando volto a sentir a mesma dor. Não sei se é fadiga muscular das Maratonas em poucos dias ou se é que estou tentando aumentar a velocidade, mas ainda sem preparo físico, é como se tivesse pulmão sobrando e faltasse perna. Então resolvi ficar de molho até domingo quando vou para a Maratona de Brasília. Depois que voltar vou resolver estas questões, porque tenho que continuar os treinamentos para participar da minha primeira Ultramaratona. E não quero voltar decepcionado, quero voltar batendo novo recorde de tempo, mesmo com um percurso de subidas e decidas.

7 comentários:

  1. Bem amigo, nem sempre estamos como gostávamos de estar. Pelo texto, algo esta de errado nessa perna, cansaço, e muito. Relaxe um pouco, diminuir os treinos...

    ResponderExcluir
  2. Olá!Tudo bem,Ésio? Aqui é o Franco, coloquei o email do Medeiros no Post do dia 03/07, creio que você deve ter visto; gente boa, ele, viu?
    O meu palpite para seu problema, na perna esquerda,é justamente a fadiga muscular! O corpo está avisando que necessita de mais tempo para nova realidade,criar novas fibras musculares; foram muitas maratonas seguidas...Deve-se tomar cuidado com uma lesão nessa área; não seria melhor,nesses próximos meses,fazer provas de menor percurso? Veja, não estou tirando seu estímulo, estou fazendo um paralelo com outras pessoas que tiveram problemas semelhantes; é apenas um palpite!

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Ésio, boa noite, parabéns por ter completado a maratona do Rio, quanto a fadiga que vc sentiu vc tem que ver o que está acontecendo o nosso corpo é uma máquina e as vezes a nossa máquina precisa de reparos, pois tenha cuidado...Desejo a vc uma boa recuperação e boa maratona de brasília.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a turma acima. Seu corpo está mandando o recado. Uma reflexão que sempre tenho em mente, vindo do amigo Marildo de Santos, já pensou que uma lesão pode lhe tirar para sempre o prazer de correr?? Dê um tempo para seu corpo se recuperar das cargas que você lhe tem dado. Torço por sua recuperação, se cuide amigo.

    ResponderExcluir
  5. Você é mesmo fominha, não perde uma !!!!!
    Represente bem o glorioso LEÃO da ILHA, levou uma camisa do SPORT ?
    Boa prova.
    Um abraço
    Clênio Cordeiro

    ResponderExcluir
  6. E ae ésio! É certamente fadiga muscular e talvez uma falta de preparo físico tb, eu sentia muito isso, ai comecei a fazer musculação direcionada pra corrida e melhorei bastante. Além do que acho que vc tem que controlar melhor o seu ritmo de prova não acelarar muito de início e tentar ver qual a velocidade que vc consegue manter por maior tempo, sendo essa sua base e aumentá-la em pontos estratégicos da prova apenas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Esio:
    Quem sou eu para lhe falar algo. Mas se a dor persiste, acho que daqui a pouco, o seu corpo vai pedir uma trégua. Como corredora também, sei que não adianta dizer para pararmos, pois a endorfina não vai deixar. Mas se o corpo gritar, você vai parar. Daí, você vai escutá-lo! Rsrsrs. Boa recuperação! Espero que tenha ido bem na maratona de Brasília! Até mais!

    ResponderExcluir