domingo, 16 de agosto de 2009

AINDA ESTOU EM BOMBINHAS

Ontem estava muito cansado e esperei para dar noticia hoje. A Lan House só abre a tarde. Terminei a corrida bem, sai logo por ultimo e cheguei por ultimo mas com doze desistentes. Nunca imaginei nada parecido, as ladeiras eram imensas e muito íngremes, as trilhas eram extremamente perigosas, tinha de caminhar com firmeza porque qualquer vacilo caia ou tinha torção, não podíamos correr na subida e na decida pior ainda porque eram muito acidentadas e tínhamos que escalar, pular, segurar nas árvores, usar raízes para não escorregar, por mais agua que tinha sempre faltava, quando pensava que tinha passado no trecho mais difícil vinha outro pior ainda, só coseguiamos correr quando estava na praia com areia fofa ou molhada com vários trechos que tínhamos que passar dentro d'agua ou passar por pontezinhas improvisadas. No quilometro 20 já vinha o desejo que acabasse logo e pensava mas como se ainda falta 22. A parte mais difícil foi no km 37 que depois de escalarmos um costão tivemos que escalar um morro que era extremamente íngreme, e já estava sem agua e as cãibras me atacaram de todos os lados e em um salto que precisei dar quando cai a cãibra me pegou e cai e passei alguns minutos para me recuperar, continuei sentindo que a qualquer momento seria atacado outra vez e quando aconteceu senti tonturas e foi o único momento que pensei em desistir, parei, respirei, peguei um gel, pedi um pouco d'agua a uns pescadores que escalavam para ir para o costão e me deram um copo d'agua pois disseram que tinha pouca mais foi o suficiente para chegar em baixo onde tinha um posto d'agua e ai já estava tranquilo porque no dia anterior tinha chegado até este local quando fazia reconhecimento do percurso e já sabia o que me esperava dai para frente e sabia que agora era só estrada, sem trilha ou ladeira, já estava no km 39. Este trecho foi o mais difícil, três km que valiam por 30 e cheguei as 8:34hs quando fui recebido com muita festa, aplausos, fotos e vários Marathon Maniacs me esperando e o pessoal da prova loucos para irem farrar me esperavam ansiosamente pois Rodolfo e Hideaki e Rodrigo que chegaram na minha frente uns 40' os deixaram me esperando, mas quando terminei foi uma sensação muito boa, de vitoria, de meta alcançada, doze desistiram mas acho que mais da metade em algum momento também pensou em desistir pois é muito difícil, as ladeiras são enormes e muito íngremes, as trilhas extremamente acidentadas,mais foi uma aventura boa demais, isto não foi uma corrida de aventura, foi uma aventura onde tinha de tudo, ladeira, trilha, estrada de terra, praia, costão com pedras enormes que tínhamos que escalar, trilhas que subíamos segurando nas árvores e usando as raízes como apoio e para descer era do mesmo jeito, até escorregar tínhamos que fazer, foi bom demais. Quando chegar vou fazer o relato nominando as trilhas, praias e todos os recantos que passamos. Só tinha 158 escritos na Maratona e doze não chegaram, alguns desistiram porque não aguentaram e outros se acidentaram com torções. O vencedor mora aqui em Bombinhas e treina no percurso diariamente, acho que ele faz o percurso de olhos fechados.

3 comentários:

  1. Ésio,
    Parabéns por mais uma conquista.
    Mesmo que eu estivesse aí tu ia ganhar de mim, pois tô muito cansado.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Parabens Ésio,eu sou moradora de Bombinhas e batia palmas cada vez que um de voce chegaba,eu sentia emocão, imagino voce.Mais no proximo ano voce ta aqui de novo!!!nos te aguardamos e convida mais alguien para este desafio.Obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Alejandra, no próximo ano levarei 10.Me apaixonei por Bombinhas e a Maratona é dificil, mas muito desafiadora e bela.

    ResponderExcluir