sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SUPERMARATONAS: SÃO AS CORRIDAS ACIMA DE 42,2 KM

Remontam à antiga Grécia, onde mensageiros especialmente treinados, chamados hemerodromoi, cobriam rotineiramente distâncias que são impressionantes até mesmo pelos padrões atuais. Plutarco, por exemplo, menciona um desses mensageiros, que não apenas correu quase 500 quilômetros, mas também carregou uma tocha acesa durante a maior parte do caminho. O renascimento moderno da corrida de longa distância começou na década de 1880, quando um inglês chamado Charles Rowell manteve-se correndo por cinco dias inteiros. Depois tais feitos tornaram-se quase rotineiros. Em 1927, aos 45 anos de idade, outro inglês , Arthur Newton, marcou o recorde para as 100 milhas(160 quilômetros), com o tempo de 14h43min. Dois anos depois, ele correu 245 quilômetros em 24 horas, um recorde que persistiu por 22 anos.

2 comentários:

  1. Ésio, como ainda estou terminando a primeira semana da planilha (a personal fez uma planilha de 4 semanas inicialmente) ainda não posso fazer uma avaliação da minha evolução, se é que estou evoluindo, depois eu te falo os resultados, ok ?

    ResponderExcluir
  2. Ésio,
    "Charles Rowell mantece-se correndo por cinco dias inteiros". Impressionante. E eu reclamando dos meus 21 Kms (rs).
    Parabéns pelo blog e por conpartilhar conosco sua experiência.
    Bons treinos e um abraço.

    Wagner - http://corronarua.blogspot.com

    ResponderExcluir