terça-feira, 26 de maio de 2009

CONTINUANDO A MARATONA

Aos poucos vou ficando para trás, quando um baiano se aproxima e pergunta se estou na Maratona e fica aliviado porque diz que pensava que estava só. Mas após conversarmos um pouco se despede e diz que vai puxar um pouco, ainda o acompanho uns 10 km, neste momento visualizo logo a frente vários pequenos grupos de cinco a dez corredores e atrás outros tantos, vejo corredores desistentes. Próximo ao km 15 corro junto de um senhor de aproximadamente 70 a 80 anos que vai muito devagar então imaginem como eu estava também devagar, lhe pergunto se vai fazer a meia e responde que não faz nada pela metade e pergunta o meu objectivo, e devagarinho vai se distanciando e vai embora. Depois se aproxima um grupo de seis da mesma equipe e me ultrapassa, eu os ultrapasso e vamos assim por alguns km, de repente desaparecem e reaparecem atrás de mim e já não estão tão juntos, já correm em dupla, quando chegamos no km 25, já estamos espaçados, os que iam na frente já diminuíram muito e os que vem atrás também, num certo momento já estou na beira-rio, estou caminhando quando dois corredores se aproximam e vão me passando e observo que é uma corredora deficiente visual e seu guia que me estimula, dizendo para ir em frente. Forço um pouco para acompanha-los e depois de algum tempo a corredora pergunta ao guia se estou acompanhando e ele confirma, então me aproximo e pergunto qual o seu objectivo de chegada se era 5hs30 e ela sorri e diz que quer chegar mais cedo, então fico pensando em acompanha-los para garantir a minha chegada também no tempo limite já que apesar de ser deficiente visual tinha toda a pinta de atleta, mas não consigo e vão se distanciando lentamente e passo a visualizar um corredor uns 300m a minha frente e ficamos uns 5km neste ritmo e distância quando forço um pouco, me aproximo, passo e me distância já perto da volta para a beira-rio. Quando entro na beira-rio visualizo a corredora deficiente visual e seu guia parados. Quando me aproximo pergunto o que houve e a corredora diz que seu guia esta passando mal, não consegue correr, o guia diz que esta sonolento e me ofereço para guia-la ma o guia não gostou da solução e pensei que ele devia estar com hipoglicemia e lhe ofereço carboidrato, aceitam, agradecem e a corredora diz que acha que aquilo resolveria a questão. Então vou embora. Depois começo a visualizar um corredor se aproximando lentamente mas levamos quase 30' e não consigo manter a dianteira e ele me passa e se distancia. O mesmo chegou na minha frente uns 2' e me passou o meu Garmin já sinalizava 42km mas só termino quando o mesmo marca 42:55km. Após a minha chegada o casal de corredores chegam 10' após e o corredor que passei ainda na volta chega 20' atrás. Quando ainda estava na ida na beira-rio encontrei a maioria da turma que conhecia já voltando. A maioria da turma da Acorja, a Turma de Natal, Rodolfo, Gabbardo. Encontrei Jackeline e Eliana correndo quase de mãos dadas e chegaram no mesmo segundo. Recebi muito apoio da população mas a chegada foi confusa não tinha mais ninguém para mostrar onde era a chegada, fui aplaudido efusivamente pelas pessoas que se encontravam nas barracas, não sei se eram corredores ou participavam de alguma equipe, não tinha ninguém conhecido no túnel, só o juiz de chegada. Nos últimos 5 km escutava o pessoal dos postos de agua conversando pelo rádio e entendia que ainda tinha uns 6 atrás de mim. Na lista de chegada apareceram dois e a deficiente visual que faz parte de outra lista. Fiquei um pouco emocionado quando pisei no tapete de chegada, entreguei o marcador e recebi a Medalha. Na mesma hora estava acontecendo entrega de medalhas as equipes, com muita festa, microfone, torcida e tudo que tem direito. Só aceito o gatorade e o bolo e resolvo ir para o hotel caminhando, a distancia era de aproximadamente 4 a 5 km mas me atrapalho e acho que andei outros 4 ou 5 km. Fui para o quarto e coloquei tudo que ia precisar perto da cama, tomei banho com muito esforço, mais porque achava que me ajudaria a melhorar e fico deitado tomando agua e comendo fruta, castanha, amendoim, amendôa e energético. Passo umas duas horas com as pernas muito doloridas, quando necessitava urinar era muito sofrido, mas de repente começa a melhorar, troco de roupa e desço para encontrar o pessoal de Natal para comemorar. Quando estava perto do hotel me pesei e estava 1,5k acima do meu peso. Acho que me hiperhidatei e tomei muito carboidrato o que deve ter piorado a minha performance. No km 30 meu ritmo daria para terminar próximo das 5:00hs mas comecei a sentir muita dificuldade e vi o tempo indo embora e cheguei a 5:47:10 com 42:55km o no tempo oficial 5:47:37. Quando encontrava o pessoal eu sabia que ainda faltava uns 10 km, mas que 10 km difíceis. Pensava na historia do muro, mas acho que esta historia de muro não existe, o que existe é falta de preparo para os 42 km. Quando cheguei nos 30 km, fiquei pensativo, e agora, só conheço ate aqui, daqui a frente não sei o que vou encontrar. Mas com todos as dificuldades não achei nada demais, fazendo alguns treinos conseguirei tirar de letra. Também é querer demais fazer uma Maratona com 50 dias de treino. Quando comecei a treinar, quando decidi que queria ser Maratonista, pensei que faria uma Maratona, que seria a de Porto Alegre, mas só em 2013 e que no final de 2009 faria minha primeira corrida que seria os 15 km da São Silvestre. Mas as coisas foram acontecendo e fui antecipando os meus objectivos, que alcancei com tranquilidade, sem forçar, estava muito vigilante para parar a qualquer hora se fosse necessário sem ficar chateado, estava tentando uma coisa que a maioria dizia que era impossível mas dentro das exigências de alguns, mas nos meus planos era isso mesmo que consegui. Estava treinando para terminar se possível no tempo oficial, que até a semana anterior achava que era 6:00hs. Só quando recebi a Contra Rélogio que vi o tempo achei que eles tinham se enganado, quando procurei o regulamento da prova e vi. Acho que quando me escrevi tinha visto que era 6:30hs. Não sei se foi na do Rio, ou na de Berlim, ou na de Nova York ou em outra já que li muito nós últimos meses. Por enquanto é só, mas quase fui até guia de cego nesta maratona. Fiquei feliz por ajuda-los e também pela força que recebemos de outros corredores. Quando encontrei Rodolfo, ele me cumprimentou e estimulou e respondi dizendo que já tinha lido o livro dele, e ele agradeceu. Espero voltar a fazer a Maratona de Porto Alegre outras vezes e a próxima com certeza já farei sub-4. Sou abusado, sou não, é que não achei nenhum bicho de sete cabeças é só treinar com disciplina e objectividade. Acho que vou procurar um técnico para fazer uma avaliação e uma planilha com objectivos progressivos.

4 comentários:

  1. Ésio, vc fez parte da lista oficial, seu tempo foi computado!

    ResponderExcluir
  2. Caro Esio, Você é o idolo dos Baleias. Nos gostamos mesmo é de desafios e o seu achamos quase insuperável. A gente se vê em São Paulo. Se você se tornasse guia na primeira prova, aí sim, seu recorde ficaria incólume durante décadas.
    Abraço
    Miguel Delgado
    Baleias BH

    ResponderExcluir
  3. que bom que conseguistes terminar!!! agora é treinar direitinho pra baixar o tempo. não acho que você é abusado, é bem como você escreveu, o negócio é treinar com disciplina e objetividade.

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  4. Ésio,
    Como sou e sempre serei sincero por toda minha vida, confesso que fiquei preocupado e temeroso quanto a sua performance na maratona.
    Assumo que não acreditava que você concluiria esse desafio tão difícil que é completar uma maratona.
    Agora você pode gritar para o mundo: EU SOU UM MARATONISTA!!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!
    Abraços,
    Júlio Cordeiro

    ResponderExcluir