terça-feira, 26 de maio de 2009

MARATONA DE PORTO ALEGRE

Vou tentar escrever o Diario da minha ida a Maratona de Porto Alegre. Quando chego ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, mais conhecido como Aeroporto dos Guararapes, faço logo o chek-in, dou uma volta e resolvo entrar logo para a área de embarque. Para minha surpresa encontro um colega da nossa equipe Acorja, o Paulo Picanha, que estava indo para a Africa do Sul, correr a Comrades, que seria no mesmo dia da Maratona de Porto Alegre. Ele me apresenta Carlinhos, corredor da cidade de Santa Cruz do Capibaribe e diz que o cara é fera, corredor sub-3. Conversamos até sermos chamados para o avião. Quando chegamos a São Paulo tiramos uma foto e nos despedimos desejando boa prova. Paulo disse que seu vôo só seria no final da tarde e que iria dar uma volta por São Paulo, especificou a 25 de Março. Logo sou chamado para continuar o vôo para Porto Alegre.Chego na 5ºFeira as 10:20hs. Vou para o Hotel e chego muito cansado pois não tinha conseguido dormir, e o recepcionista diz que já tem quarto livre e que já posso ir descansar. Durmo até´por volta das 14:oohs. Depois saio para dar uma volta para conhecer a região que iria ficar nos proximos quatro dias. Já tinha uma parte do nosso grupo em Gramado, pois tinham chegado na quarta-feira e o restante só chegariam na sexta-feira e no sábado, mas iriamos ficar em hotel diferente pois quando decidi ir a Porto Alegre eles já tinham feito reserva com muita antecedência e não consigo ficar no mesmo, então fiquei sozinho. Quando estava conhecendo a região, que era no centro, na Rua Coronel Vicente, o celular toca e é meu amigo Gustavo, Médico Psiquiatra e Psicanalista radicado em Porto Alegre há aproximadamente 30 anos. Combinamos nos encontrar apos terminar o seu consultorio por volta das 19:30hs. Me dá algumas dicas, fala do Parcão e marcamos para nós encontrar no Shopping Moinhos de Vento que fica perto do seu consultório e do Parcão e fica no Bairro do mesmo nome, que é Moinhos de Vento. Vou direto para lá, dou umas voltas no Parcão, onde tem muita gente caminhando, alguns correndo e muitos sentados em bancos e no chão tomando chimarrão, alguns casais de namorados e muitas familias. Depois dou uma volta no bairro e vou para o Shopping. Nunca tinha visto tanto segurança junto como vi neste shopping, era quase um por loja, alguns de colete e alguns de terno. Gustavo aparece por volta das 19:40hs e vamos ate uma Rua próxima cheia de bares cheios de gente e ficamos num deles. Tomamos umas cervejas e comemos muita carne. Conversamos bastante pois fazia mais de 13 anos que não nos encontravamos. Depois ele me deixa no hotel e combinamos almoçar na sua residência na sexta-feira, onde ele fez um churrasco, arroz e feijão e uma massa muito gostosa. Tomamos mais cerveja. Gustavo tinha programado viajar no final de semana e nos despedimos. Fui até um super-mercado onde fiz as compras para ir para o hotel e começar a me concentrar para a corrida. Compro um garrafão de agua de 5 litros, maçã, banana, biscoito de aveia e mel, pão e fita de microporo pois tinha esquecido a minha em Recife. Peguei um onibus e fui para o hotel. Chegando la guardei as compras e me preparei para correr um pouco. Pergunto ao recepcionista como chego no Parcão e ele me ensina mas avisa que é muito longe, mas saio assim mesmo. Perto do hotel tem uma praça e caminho por 60' e corro uns 20', era uma praça no centro, deserta, caminhei todo o tempo sozinho. Voltei para o hotel e um cara me perguntou se iria participar da Maratona e começamos a conversar. Se chama Andre e vem de Belo Horizonte onde mora mas diz que espera uma turma de Natal-RN onde morava anteriormente. Ele não acredita que vou participar da Maratona quando conto a minha história de corredor. Esta é a segunda Maratona de Andre, a primeira foi no ano passado em Paris. Andre diz que vai tentar sub-3 e acha que não vale a pena fazer o que estou fazendo e diz que na turma de Natal tem um tecnico e que ele tambem não aprovaria. Todos os corredores de Natal são acima de quarenta, mas todos corredores esperientes, mesmo sendo a primeira Maratona para todos, sempre fizeram meia. Mas todos fizeram sub-4 e um deles que tem a minha idade fez sub-3. Fiquei enturmado com eles e no dia seguinte fui fazer o reconhecimento de parte do percurso onde tiramos varias fotos. Depois fui sozinho pegar o kit, pois tinha o encontro de blogueiros no Shopping Belas Aguas as 12:00hs onde encontrei a turma do Acorja, nosso grupo. Como não sentia fome, pois tinha comido muito nos dias anteriores resolvi só tomar agua e banana desidratada, temei 3 litros d'agua. Depois fui para o hotel para repousar. Fiquei no hotel, não sai mais a noite, mas só consegui dormir por volta das 2:30hs da madrugada. Mas estava deitado, lendo, desde as 17hs do sabado. Acordei as 5:50hs para fazer a refeição pré-Maratona, onde comemos muita fruta. Tambem desde as 17:00hs do dia anterior fiquei comendo so fruta. Saimos as 6:00hs para o local da largada. Chegando la ainda demorou um pouco para a turma da Acorja chegar quando conversamos e tiramos algumas fotos. Agora era só espera pela largada. Começou as largadas especiais e a feminina. Largo junto com Lula e Almir e aos poucos vou ficando pois meu ritmo é lento. Depois continuarei relatando a Maratona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário